Como criar uma conta PayPal em Portugal

O PayPal é uma plataforma muito popular para pagamentos e transferências digitais em vários pontos do mundo. Integra diretamente com várias lojas online permite enviar dinheiro entre diferentes contas de forma instantânea.

Mas afinal o que é preciso para criar uma conta PayPal em Portugal? Existe alguma taxa de abertura? Ao longo deste artigo vamos responder a estas e muitas outras questões sobre a abertura de conta PayPal em Portugal e tudo o que isso implica.

Também ficará a conhecer os custos do PayPal e alguns operadores alternativos para fazer compras online e transações internacionais em várias moedas, como a Wise, a Paysend ou a Remitly.

Abra a sua conta WiseEncontre a melhor opção para enviar dinheiro para o estrangeiro

Índice 

  • Como abrir uma conta PayPal: passo a passo

  • Como verificar uma conta PayPal

  • Como abrir uma conta PayPal empresarial

  • Quais são as taxas aplicadas depois de criar uma conta PayPal?

  • Alternativas ao PayPal

  • Como adicionar uma conta bancária ao PayPal

  • Como adicionar um cartão de débito ou crédito ao PayPal

  • É seguro criar uma conta no PayPal?

Como abrir uma conta PayPal: passo a passo

O PayPal é conhecido sobretudo por facilitar as transações digitais em múltiplas moedas, funcionando como uma carteira digital, mas inclui outros serviços tanto para utilizadores finais como para empresas.

Para criar uma conta pessoal, deve seguir estes passos:

  1. Entre no site do PayPal ou na aplicação da empresa e clique em “Criar conta”;

  2. Escolha o tipo de conta que pretende, que neste caso será uma Conta Pessoal;

  3. Introduza os dados pessoais solicitados (nome próprio e apelido, morada, número de telemóvel e email);

  4. Defina a palavra-passe da sua conta (o email e a palavra-passe serão as credenciais que lhe vão permitir gerir a sua conta;

  5. Deve ler e concordar com o Contrato de Utilizador e Declaração de Privacidade, clicando em “Aceitar e Confirmar”;

  6. Vai receber um link de confirmação no seu email, onde deve clicar para ativar a sua conta. Alternativamente, e caos não receba o email, pode aceder às definições da sua conta, clicar em “Atualizar” e, em seguida, em “Confirmar endereço de email”.

  7. A sua conta PayPal está pronta a ser usada.

Como verificar uma conta PayPal

Verificar uma conta PayPal implica associar uma conta bancária ou uma conta de débito ou crédito de forma a poder fazer transações com limites superiores, com maiores garantias de segurança. Este processo também permite aumentar os limites impostos pela plataformas às transações que efetuar através da conta PayPal

Caso queria verificar a sua conta PayPal, entre na sua conta e faça o seguinte:

  1. Clique em “Enviar e solicitar dinheiro”, na página inicial da conta;

  2. Clique em “Associar cartão ou conta bancária” e escolha a opção pretendida (conforme a opção escolhida, consulte abaixo os passos seguintes) 

No caso das contas empresariais, o processo é ligeiramente diferente, com algumas nomenclaturas alternativas. Mas passa também pela associação de uma conta bancária, ou seja, é similar no essencial

Associar uma conta bancária ao PayPal

Depois de seguir os passos referidos na secção anterior, clique em “Associar conta bancária”, introduza o IBAN da sua conta para, em seguida, “Aceitar a autorização de débito direto SEPA”. 

Será necessário fazer um pequeno depósito para finalizar a associação e comprovar a validade da sua conta bancária. 

Associar um cartão de crédito ou débito

Na sequência da opção “Associar cartão ou conta bancária”, referida anteriormente, deve clicar em “Associar cartão” e introduzir o número, data de validade e código de segurança associados ao cartão, bem como a morada e o tipo de cartão que está a introduzir. 

Será então iniciado um processo de validação e poderá receber uma notificação na conta bancária controlada pelo cartão, para confirmar que aceita associar o cartão à conta PayPal.

Encontre a melhor opção para enviar dinheiro para o estrangeiro

Como abrir uma conta PayPal empresarial

Abrir uma conta PayPal para empresas não é muito diferente de abrir uma conta pessoal. Só tem de seguir estes passos:

  1. Entre no site ou aplicação do PayPal e clique em “Criar conta”;

  2. Selecione a opção “Conta Comercial” e clique em “Criar conta gratuita

  3. Introduza o email do seu negócio que quer utilizar para gerir a conta;

  4. Defina a sua palavra-passe;

  5. Introduza o nome e apelido da pessoa que vai gerir a conta (conta da empresa), a denominação social da empresa e a morada do seu negócio;

  6. Leia e aceite o Contrato do Utilizador e a Declaração de Privacidade;

  7. Clique em “Aceitar e criar conta

  8. Selecione o tipo de empresa para a qual quer criar conta (Particular/trabalhador independente, Empresário em nome individual, Sociedade, Organização sem fins lucrativos, Entidade governamental ou Fundo fiduciário);

  9. Introduza a área de atividade do seu negócio e o nome que quer que apareça no extrato dos seus clientes;

  10. Introduza a sua data de nascimento, nacionalidade, morada e número de telefone;

  11. A sua conta empresarial está agora em funcionamento.

Quais são as taxas aplicadas depois de criar uma conta PayPal?

Abrir uma conta PayPal não tem qualquer custo. No entanto existem taxas e tarifas que serão aplicadas pelo uso das contas pessoais e comerciais, particularmente quando existe uma conversão entre duas moedas diferentes ou quando recebe dinheiro de clientes.

Taxas para transações pessoais

Enviar e receber dinheiro entre contas PayPal não tem qualquer custo nas contas pessoais, mas apenas quando não há conversão de moeda. 

Caso transfira dinheiro para contas noutra moeda ou tenha que suportar os custos de conversão de outras transações, vai pagar uma tarifa entre os 1,99 € e os 3,99 €, acrescida da taxa de câmbio definida pelo PayPal (que não é a taxa de câmbio comercial).

Os pagamentos comerciais em lojas online e marketplaces não implicam comissões para os clientes, desde que não exista conversão de moeda.

Taxas para transações comerciais

As transações comerciais implicam quase sempre o pagamento de tarifas para a empresa que recebe o dinheiro. As tarifas comerciais dependem do tipo de transação e geralmente resultam da soma de uma taxa variável (0,90%-2.90%) com uma comissão fixa.

As transações comerciais internacionais obrigam ao pagamento de comissões adicionais, tal como outros tipos específicos de pagamento.

Alternativas ao PayPal

Algumas das tarifas cobradas pelo PayPal podem ser bastante elevadas quando comparadas com operadores alternativos, especializados em transações internacionais. 

Entre as vantagens destes operadores, como a Wise, a Paysend ou a Remitly, incluem-se tarifas baratas e competitivas, a taxa de câmbio comercial sem margem de lucro, múltiplos métodos de transferência e um número mais abrangente de moedas que pode guardar e converter. 

Abra a sua conta WiseEncontre a melhor opção para enviar dinheiro para o estrangeiro

Wise 

A Wise permite fazer transações internacionais de forma rápida e barata, e sempre à taxa de câmbio real. Desenvolveu um sistema de serviços financeiros sólido e robusto, que é usado por milhões de pessoas em todo o mundo.  

Oferece transferências internacionais transparentes e económicas bem como uma conta multimoeda onde é possível guardar e converter mais de 50 moedas, sem custos de manutenção. 

A maioria dos serviços da Wise estão disponíveis em Portugal, nomeadamente a conta multimoeda com detalhes bancários de vários países e o cartão de débito internacional associado, que permite fazer pagamentos no estrangeiro sem custos acrescidos. A partir de Portugal também é possível enviar dinheiro para mais de 70 países rapidamente e com custos quase sempre mais baratos que os de um banco tradicional ou o PayPal.

  • Principais vantagens

  • Transparência e taxa de câmbio comercial

  • +50 moedas numa só conta sem custos de manutenção

  • Cartão de débito internacional 

Envie dinheiro com a Wise

Paysend

A Paysend é um operador especializado em transferências internacionais, que tem vindo a crescer rapidamente desde que entrou no mercado em 2017.

Permite enviar dinheiro para mais de 150 países, não só para contas bancárias mas também diretamente para cartões de débito ou crédito, em poucos minutos. Apesar da Paysend aplicar uma margem sobre a taxa de câmbio comercial, tende a ser mais competitiva que o PayPal nas transações internacionais.

Em Portugal é possível receber dinheiro diretamente através de um cartão Visa ou Mastercard, numa conta bancária ou através de um link Paysend. No caso das transferências para o estrangeiro, os métodos de transferências disponíveis dependem do país de destino. 

  • Principais vantagens

  • Transferências rápidas para cartão

  • Envios para 170 países

  • Possibilidade de simular os custos de uma transferência previamente 

Descubra mais sobre a Paysend

Remitly

A Remitly desenvolve serviços de remessas digitais, distinguindo-se pelas entregas em dinheiro físico e tarifas competitivas.

Para além dos levantamentos em dinheiro em pontos de recolha pré-definidos, especialmente relevantes para quem não tem acesso a uma conta bancária, a Remitly também faz transferências para contas bancárias, carteiras digitais e ainda entregas em casa nalguns países. 

Em Portugal não é possível receber remessas, mas pode fazer transferências de Portugal para dezenas de países diferentes de forma competitiva, pagando através de um cartão Visa ou Mastercard.

  • Principais vantagens

  • Tarifas reduzidas na primeira transferência

  • Remessas competitivas com múltiplos métodos de entrega

  • Possibilidade de entregar a transferência em dinheiro físico

Envie dinheiro com a Remitly

Como adicionar uma conta bancária ao PayPal

Pode adicionar uma conta bancária ao PayPal, seguindo o mesmo processo da verificação de conta:

  1. Clique em “Enviar e solicitar dinheiro” ou “Pagar e Receber”, no menu principal;

  2. Clique em “Associar cartão ou conta bancária” ou “Contas bancárias e cartões”; 

  3. Clique em “Associar nova conta bancária”;

  4. Introduza o seu IBAN.

Como adicionar um cartão de débito ou crédito ao PayPal

Pode adicionar um cartão de débito ou crédito ao PayPal seguinte forma:

  1. Clique em “Enviar e solicitar dinheiro” ou “Pagar e Receber”, no menu principal;

  2. Clique em “Associar cartão ou conta bancária” ou “Contas bancárias e cartões” ; 

  3. Clique em “Associar novo cartão”;

  4. Introduza os dados do cartão (número, tipo de cartão, validade, código de segurança e morada de faturação;

  5. Clique em “Associar cartão”.

É seguro criar uma conta no PayPal?

Sim, abrir uma conta no PayPal é seguro. Na verdade, uma das vantagens de recorrer ao PayPal para fazer pagamentos ou transações digitais prende-se com a camada adicional de segurança que aplica às suas operações na internet, com o PayPal a servir de intermediário entre a sua conta ou cartão e a loja online onde pretende comprar um produto ou serviço.

O PayPal também desenvolve um sistema de proteção de compradores e vendedores, contra fraudes, falhas de entrega e descrições erróneas, que protege algumas transações e garante o reembolso caso algo não corra como pretendido.

Para além disso, o PayPal é uma empresa global, cotada em bolsa e com muitos anos de presença no mercado, com uma equipa de segurança dedicada que monitoriza todas as transações 24/7 e emprega tecnologia avançada para proteger as operações da plataforma contra usos indevidos.

Ainda assim, deve aplicar todos os cuidados que devem estar sempre presentes nas transações financeiras e não fazer compras sem confirmar a credibilidade do vendedor nem fazer transferências para pessoas que não conhece.

Conclusão

Criar uma conta PayPal é um processo relativamente simples e prático, que pode ser concluído rapidamente, desde que disponha de um email e uma ligação à internet. 

Criar uma conta PayPal não implica qualquer taxa de abertura. Ainda assim, a utilização da conta PayPal para pagamentos e transações digitais pode acarretar custos elevados e uma taxa de câmbio desfavorável.  É nesse sentido que ao longo deste guia lhe fornecemos as alternativas da Wise, Paysend e Remitly, para fazer pagamentos e transferências internacionais de forma mais barata e eficiente.

Descubra a WiseEncontre a melhor opção para enviar dinheiro para o estrangeiro

Perguntas frequentes sobre criar uma conta PayPal em Portugal

Como posso abrir uma conta PayPal?

Precisa apenas de introduzir um email e palavra-passe, juntamente com alguns dados pessoais, para criar uma conta PayPal.

Existem alternativas mais baratas que o PayPal?

Sim, sobretudo nas transações que implicam conversão de moeda é possível encontrar alternativas mais baratas, como a Wise, a Paysend ou a Remitly.

O que é preciso para verificar a minha conta PayPal?

Para verificar a sua conta, deve associar uma conta bancária ou um cartão de débito ou crédito à conta PayPal.

É seguro abrir uma conta PayPal?

Sim, abrir uma conta PayPal é seguro. As fraudes no uso do PayPal devem-se muito vezes a uma utilização descuidada e não a problemas estruturais da conta.

Ivo Borges
Por Ivo Borges
Atualizado em 3 de janeiro de 2023