Como receber dinheiro do Brasil em Portugal: Taxas e passo a passo
Existem várias formas de receber dinheiro do Brasil em Portugal. A forma mais tradicional de tratar desta operação é através de uma transferência bancária, mas existem várias alternativas - muitas vezes até mais competitivas, nomeadamente operadores especializados em remessas internacionais como a Wise.
Caso tenha uma conta no Brasil e queira transferir esse dinheiro para Portugal ou tenha um familiar que precisa de lhe enviar dinheiro, é importante analisar bem a taxa de câmbio, que pode ter um efeito multiplicador nos custos da sua transferência, bem como as comissões cobradas pelo banco ou operador. Neste guia vamos explicar-lhe como tudo isto funciona, para que possa receber dinheiro do Brasil em Portugal da melhor forma, após tomar uma decisão informada.
Como receber dinheiro do Brasil: passo a passo
A forma mais simples de receber dinheiro do Brasil em Portugal é recorrer a um banco ou operador especializado, de acordo com os seguintes passos:
Escolha o operador da transferência, que pode passar por um banco tradicional ou um operador especializado. Num operador especializado poderá ter várias formas de receber a transferência, não só numa conta como também em numerário;
Partilhe os detalhes da conta/operador onde vai receber o dinheiro com o remetente da transferência. Estes detalhes podem ser um número de conta, IBAN ou por vezes apenas os seus dados pessoais - tudo depende do operador escolhido e método de transferência;
Aguarde que o dinheiro fique disponível na sua conta ou pronto para levantamento. O prazo varia conforme o tipo de transferência escolhida.
Poderá ter que apresentar alguns documentos para completar a transferência e ficar com o dinheiro disponível, sobretudo em transferências de elevado valor.
Levante o dinheiro ou deixe-o guardado na sua conta.
Operador para receber dinheiro do Brasil: Comparação
Existem várias formas de receber dinheiro do Brasil e na tabela abaixo vamos comparar algumas das principais opções à sua disposição, incluindo operadores especializados e bancos.
Operadores | Serviços | Taxas para receber dinheiro em euros | Moedas suportadas para receber e guardar |
---|---|---|---|
Wise | Transferências internacionais, conta multimoeda, cartão de débito | Grátis para quem recebe | +40 moedas suportadas para receber e guardar | detalhes bancários em 10 moedas diferentes |
Western Union | Transferências internacionais | Grátis para quem recebe | Em Portugal recebe sempre o dinheiro em euros (130 moedas suportadas para transferências) |
Caixa Geral de Depósitos | Transferências internacionais, contas à ordem e em moeda estrangeira, conta-poupança e investimentos, empréstimos, cartões de débito e de crédito | Não implica comissões diretas mas pode ter custos com os bancos correspondentes (nalguns casos específicos pode implicar uma comissão de 3,94 EUR + imposto de selo) | 18 moedas suportadas para receber e guardar |
Novo Banco | Transferências internacionais, contas à ordem e em moeda estrangeira, conta-poupança e investimentos, empréstimos, cartões de débito e de crédito | Não implica comissões diretas mas pode ter custos com os bancos correspondentes | Pode receber transferências em euros |
Na maioria das vezes, os custos de uma transferência internacional ficam do lado de quem envia o dinheiro, apesar de no caso dos bancos as despesas poderem ser repartidas ou mesmo assumidas na totalidade pelo destinatário da remessa. No entanto, é muito importante ter em conta que a taxa de câmbio aplicada vai afetar o montante que é efetivamente recebido no destino - podendo funcionar como um custo escondido. Entre os bancos e operadores incluídos na tabela, apenas a Wise garante a taxa de câmbio comercial, sem qualquer margem de lucro aplicada.
Em seguida dedicamos uma secção mais detalhada a cada um destes operadores e terá oportunidade de perceber em maior detalhe como funcionam e que taxas aplicam.
Wise
A Wise é uma fintech especializada em transações internacionais, disponibilizando em Portugal uma conta multimoeda com um cartão de débito associado, onde pode guardar e converter mais de 40 moedas diferentes - para além da possibilidade de fazer e receber transferências internacionais de forma isolada.
Quem vive no Brasil pode enviar dinheiro para Portugal com a Wise, beneficiando da taxa de câmbio comercial, e de uma tarifa baixa e transparente que é sempre comunicada antecipadamente. As contas Wise podem ser abertas online, de forma simplificada e sem custos, com a vantagem de possuírem detalhes bancários em 10 moedas diferentes (incluindo em euros) para receber remessas como um local em múltiplos países.
Excelente para: Fazer e receber transferências internacionais de forma barata e transparente.
Tarifas: Gratuito para quem recebe. A partir de 0,35% para quem envia.
Como receber dinheiro do Brasil através da Wise: passo a passo
É possível recorrer aos serviços de transferência Wise para enviar dinheiro para uma conta bancária tradicional ou para uma conta multimoeda Wise. Caso queira receber a remessa numa conta Wise, deve seguir estes passos:
Abrir uma conta Wise;
Abrir saldo de conta na moeda que precisa (“Abrir” → Escolher moeda → “Receber” → “Ativar dados de conta”);
Partilhe os dados de conta (neste caso os dados de conta em EUR) com o remetente da transferência;
Vai receber a transferência diretamente na sua conta multimoeda Wise.
Western Union
A Western Union foca os seus serviços nas transferências internacionais, que podem ser feitas em formato digital ou nas múltiplas agências físicas e representantes que a empresa dispõe em todo o mundo.
Uma das vantagens da Western Union é permitir enviar e receber dinheiro em numerário entre diferentes países de forma rápida e prática. Por outro lado, para além da tarifa de transferência (que varia conforme as moedas, países e métodos de transferência), deve estar atento à taxa de câmbio proposta, que inclui uma margem de lucro para a empresa - funcionando por isso muitas vezes como um custo escondido.
Excelente para: Enviar e receber dinheiro rapidamente em numerário.
Tarifas: Gratuito para quem recebe. Tarifa de serviço + margem sobre a taxa de câmbio para quem envia.
Como receber dinheiro do Brasil através da Western Union: passo a passo
Pode receber uma transferência Western Union diretamente na sua conta bancária ou levantando-a numa agência. Para receber na sua conta, deve partilhar os seus detalhes bancários com o remetente. Mas se preferir receber o dinheiro em numerário deve seguir estes passos:
Informar o remetente da transferência que quer receber o montante em numerário, antes deste concretizar a operação;
Receber do remetente o código da transferência (MTCN) para poder levantar a transferência;
Dirigir-se a uma agência ou representante da Western Union com um documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte) e preencher o formulário “Receber dinheiro”, em que deve constar o MTCN, nome do remetente, morada do remetente, nome do destinatário, morada do destinatário e montante esperado;
O dinheiro ser-lhe-á entregue em mãos (caso toda a informação esteja correta).
Caixa Geral de Depósitos
A Caixa Geral de Depósitos é o banco público português, dispondo de uma ampla gama de serviços financeiros, nos quais se incluem as transferências internacionais, que podem ser feitas e recebidas com uma conta na Caixa.
As transferências não-SEPA (para contas em moeda estrangeira) incluem comissões avultadas para o remetente, mas podem ser isentas de custos para quem recebe. As despesas das transferências bancárias tendem a ficar do lado de quem envia, mas podem, nalguns casos, ser partilhadas com o banco recetor (convém sempre informar-se junto do seu banco sobre a operação concreta).
Excelente para: Receber dinheiro de forma prática - quando já tem uma conta no banco.
Tarifas: Pode ter custos com os bancos correspondentes para quem recebe. 0,60% (tarifa mínima de 40 EUR) para quem envia.
Como receber dinheiro do Brasil através da Caixa Geral de Depósitos: passo a passo
Para receber uma transferência na sua conta da Caixa Geral de Depósitos só tem de partilhar os seus detalhes bancários com o remetente:
Consulte os seus dados bancários, nomeadamente o IBAN, numa caixa multibanco ou através dos serviços de online banking da Caixa;
Partilhe os dados com o remetente da transferência;
Aguarde que a transferência seja creditada no seu saldo de conta.
Novo Banco
O Novo Banco é um banco privado com uma ampla gama de serviços, onde se incluem também as transferências internacionais, que podem ser enviadas a e recebidas com uma conta do banco.
Na maioria dos casos as despesas da transferência, ficam do lado de quem envia o dinheiro, ainda que nalguns tipos de transferência os custos da operação sejam suportados pelo banco receptor - para além das despesas com bancos correspondentes que por vezes se aplicam nas transferências internacionais.
Excelente para: Receber dinheiro de forma prática - quando já tem uma conta no banco.
Tarifas: Pode ter custos com os bancos correspondentes para quem recebe. 12,50 - 120 EUR para quem envia.
Como receber dinheiro do Brasil através do Novo Banco: passo a passo
Receber uma transferência do Brasil numa conta Novo Banco obriga a que partilhe os seus dados bancários com o remetente da transferência:
Consulte os seus dados bancários, nomeadamente o IBAN, numa caixa multibanco ou através dos serviços de online banking do Novo Banco;
Partilhe os dados com o remetente da transferência;
Aguarde que a transferência seja creditada no seu saldo de conta.
Como receber dinheiro do Brasil como prestador de serviços?
Antes de mais, importa determinar se prestou o serviço como trabalhador independente em regime simplificado ou se tem contabilidade organizada. No regime simplificado é possível receber pagamentos pelo seu trabalho numa conta pessoal, sem necessidade de criar uma separação entre as transações dos serviços e aquelas que dizem respeito à sua vida pessoal. Por outro lado, caso esteja no regime de contabilidade organizada, terá que ter uma conta dedicada à sua atividade profissional.
Independentemente do regime em que presta os seus serviços, terá sempre que emitir uma fatura pelo seu trabalho. Caso seja trabalhador independente, pode emitir a fatura diretamente no Portal das finanças:
Vá à secção “Faturas e recibos verdes”;
Clique em “Emitir”;
Preencha a fatura com os dados do cliente (no país deve selecionar “Brasil”)
Clique em “Emitir” e partilhe a fatura com o seu cliente.
Depois de partilhar a fatura com o seu cliente no Brasil, pode partilhar os seus detalhes bancários para receber o pagamento na sua conta. Caso tenha contabilidade organizada ou uma empresa, deverá possuir uma conta empresarial, disponível através da maioria dos bancos tradicionais, mas também da Wise - que tem uma conta multimoeda para negócios sem custos de manutenção.
Quais os documentos necessários para receber dinheiro do Brasil em Portugal?
Alguns tipos de transferências podem requerer que apresente documentos adicionais, nomeadamente transferências de elevado valor ou transações comerciais. Estas são algumas das situações em que as transferências devem ser acompanhadas dos respectivos documentos que certifiquem ou comprovem a operação:
Venda de produtos
Salários
Prestação de serviços
Dividendos de investimentos
Transações imobiliárias
Transferências acima de determinado valor
Quais são as taxas e impostos aplicáveis por receber dinheiro do Brasil?
As taxas para receber dinheiro do Brasil em Portugal dependem do operador ou banco a que recorrer. Como referido anteriormente, os bancos tradicionais geralmente não aplicam comissões próprias às transferências recebidas, mas podem cobrar as despesas com os bancos correspondentes - também conhecidas como taxas SWIFT.
As transferências internacionais feitas através de um banco tradicional podem ser feitas em modo OUR (despesas a cargo do emissor da transferência), SHA (despesas partilhadas entre o emissor e o destinatário da transferência) e BEN (despesas a cargo do destinatário da transferência). Assim, caso a transferência seja feita em modo SHA ou BEN, o seu banco também lhe vai cobrar pela operação.
Para além disso, deve ter em conta que nas transferências do Brasil para Portugal, aplica-se o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) brasileiro.
Caso precise de receber 500 BRL em Portugal, já convertido em euros, estes serão os custos aplicáveis ao remetente da transferência: tarifa de transferência + taxa SWIFT + IOF + margem de lucro sobre a taxa de câmbio.
Por outro lado, com a Wise não terá que pagar qualquer taxa SWIFT nem terá que se preocupar com margens sobre a taxa de câmbio, já que é sempre aplicada a taxa de câmbio comercial. No caso da Wise serão estes então os custos aplicáveis: tarifa de transferência + IOF.
De que taxa de câmbio vou beneficiar?
A taxa de câmbio depende do operador ou banco que o remetente da transferência usar para transferir o dinheiro. Muitos bancos e operadores aplicam uma margem de lucro sobre a taxa de câmbio comercial - a taxa de câmbio comercial, por outro lado, é taxa de câmbio que os bancos usam nas transações grossistas entre si, também conhecida como taxa de câmbio real - aquela que pode consultar no Google, por exemplo, a qualquer momento.
Com uma conta Wise é possível receber e guardar mais de 40 moedas diferentes à taxa de câmbio comercial. Tem também à sua disposição detalhes bancários em euros, dólares norte-americanos e libras esterlinas, entre outras moedas, para que possa receber pagamentos como um local em várias regiões do globo. Com a conta Wise também pode sempre converter o seu saldo noutra das moedas disponíveis na conta (+40) a qualquer momento.
Qual a melhor forma de receber dinheiro do Brasil?
A melhor maneira de receber dinheiro do Brasil depende sempre das suas necessidades específicas, bem como do remetente da transferência. Mas importa garantir sempre que o banco ou operador em causa está registado junto do Banco de Portugal (pode verificar no site oficial do regulador financeiro português), de forma a receber a transação de forma segura.
Os operadores especializados em transferências internacionais geralmente não cobram qualquer taxa para receber dinheiro, ficando os custos a cargo do remetente. É esse o caso da Wise, onde pode receber transferências do Brasil sem custos - apenas serão aplicadas comissões se depois quiser converter o dinheiro numa moeda diferente.
O que devo ter em conta antes de receber dinheiro do Brasil?
Antes de receber dinheiro do Brasil, deve verificar eventuais taxas de serviço que lhe possam ser cobradas, mas também quais os impostos que poderão ser devidos pela operação.
Do lado do remetente é importante analisar a taxa de câmbio aplicada, já que esta terá um efeito multiplicador nos custos da operação - com uma taxa de câmbio mais favorável conseguirá receber mais dinheiro em Portugal sem que o remetente tenha que gastar mais.
Qual o limite para receber dinheiro do Brasil?
Os limites para receber dinheiro do Brasil vão depender do banco ou operador que escolher para tratar da operação. Cada instituição estabelece os seus próprios limites, que podem variar de acordo com o tipo de transferência e respetiva conta - podendo ser, nalguns casos, ajustáveis.
Limites para receber dinheiro com a Wise: Não existe qualquer limite para o dinheiro que pode receber do Brasil numa conta Wise. Caso o remetente recorra a uma conta Wise para o envio, poderá fazer uma transferência de até 250 000 BRL.
Limites para receber dinheiro com a Western Union: Nas remessas feitas em agência, a Western Union não estabelece qualquer limite. Nas transferências online existe um limite de 5000 EUR.
Limites para receber dinheiro com a Caixa Geral de Depósitos: Não existe qualquer limite para o dinheiro que pode receber do Brasil numa conta da Caixa Geral de Depósitos.
Limites para receber dinheiro com o Novo Banco: Depende da instituição financeira do remetente.
É necessário declarar o dinheiro recebido do Brasil?
Se receber o dinheiro como rendimento de algum trabalho, serviço prestado ou transação comercial, terá que declarar o montante ao fisco. Caso a transferência diga respeito a um donativo e for superior a 500 EUR também deverá declará-la, a não ser que se trate de um donativo entre pais, filhos, netos ou elementos de um casal (que poderá estar em união de facto).
Como enviar dinheiro para o Brasil?
Os passos para enviar dinheiro para o Brasil vão depender do operador que escolher, mas de forma geral o processo funciona assim:
Escolha o banco ou operador que pretende utilizar;
Caso não tenha o montante necessário na respetiva conta, carregue-a ou faça um pagamento ao operador (por cartão ou transferência bancária - por vezes também é possível fazer um depósito ou pagamento em numerário)
Recolha os dados pessoais e/ou detalhes bancários do destinatário;
Execute a transferência e aguarde que o seu destinatário confirme que recebeu a remessa.
Operadores especializados em transferências internacionais, geralmente oferecem taxas mais baixas que os bancos tradicionais, para além de garantirem por norma prazos de entrega mais curtos.
Conclusão
Ao longo deste artigo analisámos várias formas de receber dinheiro do Brasil, juntamente com os respectivos custos, procedimentos e obrigações legais. A melhor opção vai sempre depender das necessidades específicas de cada um, mas conhecer as particularidades deste tipo de transferência vai ajudá-lo a tomar uma decisão informada.
Comparámos especificamente bancos e operadores especializados e, neste particular, destacámos a Wise e a Western Union como duas soluções eficientes para receber dinheiro do Brasil.
Perguntas Frequentes: Receber dinheiro do Brasil em Portugal
Tudo depende do tipo de transferência. Se a transferência estiver relacionada com o pagamento de um produto ou serviço deverá ter que pagar impostos em Portugal.
Tudo depende do banco ou operador escolhido: existem opções para receber o dinheiro em poucos minutos e outras que demoram alguns dias úteis.
Os operadores especializados geralmente não cobram nada ao destinatário da transferência. No caso dos bancos tradicionais, poderá ter que suportar taxas SWIFT.
Tudo depende do motivo da transação e montante. Se a transferência disser respeito a uma venda ou serviço, deverá ser declarada.