A Remitly é confiável?

Ivo Borges
Lucia D. Martin
Atualizado
26 de fevereiro de 2024

A Remitly desenvolve serviços de transferências internacionais para emigrantes em mais de 150 países diferentes. Tem mais de 3 milhões de clientes ativos graças à competitividade das suas remessas, que atingem um volume superior a 19 mil milhões de euros por ano.

Apesar da Remitly ser uma empresa de grandes dimensões, enviar dinheiro para o estrangeiro é sempre um processo sensível e faz todo o sentido questionar a segurança de uma empresa financeira. A pesquisa e busca de informação fidedigna é um processo fundamental antes de iniciar qualquer transação com um novo operador.

Ao longo deste artigo vamos fazer exatamente isso: fornecer informação fundamentada sobre a segurança da Remitly, incluindo a forma como a empresa é regulada e como protege os fundos dos seus clientes. Tudo isto para poder perceber, em detalhe, se Remitly é confiável.

Ir para Remitly

Pontos essenciais

  • Licenciada em todos os mercados onde opera

  • Regulada pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos

  • Equipa de segurança especializada

  • Monitorização das transações em tempo real

  • Conexões criptografadas para proteger informação sensível

A Remitly é segura?

Sim, a Remitly é uma empresa segura e regulada em múltiplos países. Para além de ter uma equipa dedicada à segurança interna, conexões criptografadas e sistemas de pagamento seguros, é uma empresa cotada em bolsa e por isso sujeita a maior escrutínio público.

  • Ano da fundação: 2011

  • Regulação: Licenciada em dezenas de países e regulada pela Financial Conduct Authority do Reino Unido e pelo Departamento do Tesouro dos EUA

  • Número de clientes: 3,8 milhões de clientes ativos

  • Volume de transferências: 19,32 mil milhões de euros

Como é que a Remilty é regulada?

A Remitly está licenciada para operar nos 28 países a partir dos quais é possível enviar dinheiro, incluindo Portugal, bem como nos mais de 100 países que podem servir de destinos às remessas internacionais da plataforma.

A empresa é regulada pela Financial Conduct Authority (FCA) no Reino Unido e pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, país onde tem a sua sede global.

Clique aqui para ler a review completa da Remitly.

A Remilty é tão segura como um banco tradicional?

Face aos serviços que oferece, sim, pode considerar-se que a Remitly é tão segura como um banco tradicional.

Os bancos tradicionais oferecem uma série de serviços financeiros que implicam regulação e procedimentos de segurança adicionais, mas olhando para os serviços específicos de transferências internacionais desenvolvidos pela Remitly, a empresa é tão segura como um banco tradicional. Com a vantagem de apresentar frequentemente custos e tempos de envio mais reduzidos face aos bancos tradicionais, o que explica a sua popularidade.

Como é que a Remitly mantém o seu dinheiro seguro?

A Remitly implementa múltiplas medidas para garantir a segurança das suas contas e transferências, incluindo validação de identidade, conexões criptografadas, sistemas de pagamentos seguros, apoio ao cliente 24/7 e uma equipa dedicada exclusivamente à segurança da plataforma, que monitoriza transações em tempo real.

A validação de identidade é feita com a ajuda de criptografia SSL de 256 bits, acesso através de 2FA e documentos pessoais, que podem incluir documento de identificação e comprovativo de morada. As conexões criptografadas são utilizadas para proteger dados sensíveis de ataques externos: a Remitly nunca lhe vai pedir para fornecer todos os detalhes do seu cartão bancário ou os seus dados de login por telefone ou via chat.

Para reforçar a segurança dos seus pagamentos, a Remitly recorre a autenticações seguras 3D em todos os pagamentos com cartões de débito e crédito, que minimizam o risco do uso indevido do seu cartão por terceiros. Para além disso, a Remitly bloqueia as contas onde detecte várias tentativas falhadas de pagamento, para proteção contra fraudes.

Ir para Remitly

A Remitly é segura para transferir dinheiro?

Sim, para além das medidas de segurança desenvolvidas pela empresa, detalhadas no ponto anterior, pode ainda contar com a regulação e escrutínio de múltiplas autoridades financeiras que zelam pelos interesses dos clientes.

Leia também a comparação detalhada: Wise vs Remitly.

A Remitly é segura para enviar montantes elevados?

Antes de fazer uma transferência internacional de montantes elevados, existem alguns passos que deve seguir para garantir que a operação é finalizada sem sobressaltos:

  • Verifique os limites do seu método de pagamento junto do seu banco (transferência bancária ou cartão)

  • Solicite o aumento dos seus limites dentro da plataforma da Remitly, através do envio da informação e documentação requerida

Depois de garantir que tanto o seu banco como a sua conta na Remitly podem processar o montante que pretende enviar, a Remitly oferece garantias de segurança.

Os limites da Remitly dependem do país de origem e destino da transferência. E são estabelecidos em 3 níveis diferentes: para aceder a um limite maior terá de fornecer documentos ou informação adicional. Para além disso, existem limites de envio diários, mensais e semestrais.

A título de exemplo, consulte na tabela abaixo os limites de envio de Portugal para o Brasil.

Limites da Remitly nas remessas de Portugal para o Brasil

Intervalo temporalNível 1Nível 2Nível 3
24 horas5 000 €25 000 €25 000 €
30 dias 15 000 €25 000 €25 000 €
180 dias50 000 €75 000 €150 000 €
Informação necessária Nome completo, morada completa e data de nascimentoInformação de nível 1, documento de identificação, informação sobre o uso do serviço e prova de como vai financiar a transaçãoInformação de nível 2 e documentos adicionais

Para aumentar os seus limites de envio deve seguir estes passos:

  1. Entre na sua conta, no site ou aplicação da Remitly;

  2. Clique no separador “Limites de envio” (site) ou “My Remitly > Aumentar Limites” (aplicação)

  3. Selecione o nível de limite desejado e clique em “Aplicar Agora”;

  4. Faça upload da informação e documentos solicitados

  5. Será informado sobre o estado do processo no prazo de 48 horas.

Ir para Remitly

A Remitly é uma empresa legítima?

Ao comparar os custos de enviar uma remessa internacional através da Remilty com os custos de um banco tradicional, a oferta poderá parecer demasiado boa para ser verdade. Mas a Remilty é, de facto, uma empresa legítima, que tal como outras empresas especializadas em transferências internacionais pode ser bastante mais competitiva que um banco tradicional.

A Remitly foi fundada em 2011 e já leva mais de 10 anos de atividade, com mais de 3 milhões de clientes ativos, que movimentam mais de 10 mil milhões de euros por ano. Tem a sua sede global em Seattle, nos Estados Unidos, país onde está cotada em bolsa desde 2021.

A opinião dos clientes no Trustpilot

  • +37 mil opiniões registadas
  • 4,1 de avaliação média (Bom)

Ao consultar as opiniões sobre a Remitly que mencionam a segurança, é possível verificar que se dividem entre as avaliações positivas e as negativas.

As opiniões positivas elogiam a segurança sentida ao enviar dinheiro sem sair de casa nem ter que lidar com dinheiro em numerário, ao mesmo tempo que consideram que as suas remessas estão protegidas pelos procedimentos da empresa.

Por outro lado, várias avaliações negativas criticam as verificações de segurança excessivas, mesmo para pequenas transferências, enquanto outros clientes se mostram bastante degradados por terem tido as suas contas bloqueadas por motivos de segurança.

Convém também salientar que alguns procedimentos de segurança são medidas obrigatórias definidas pelos reguladores financeiros, que ocorrem também nos bancos tradicionais, onde se podem verificar atrasos similares.

Ir para Remitly

É possível ser enganado através da Remitly?

Da mesma forma que é possível ser vítima de um esquema fraudulento através de um banco, também na Remitly isso pode ocorrer.

A Remitly alerta os seus clientes para estarem atentos a algumas fraudes habituais:

  • Pedidos de pagamentos para reclamar uma suposta vitória na lotaria ou outro tipo de prémios;

  • Solicitação de transferências com a promessa de receber uma soma considerável de dinheiro;

  • Pedidos de pagamento para receber um cartão de crédito ou empréstimo;

  • Ofertas feitas online ou por telefone que parecem duvidosas - às quais não deve responder;

  • Transferências para alguém que não conhece ou cuja identidade não pode verificar.

Também é possível que receba emails de alguém a fazer-se passar pela Remitly. Para identificar estes emails fraudulentos, siga estas indicações:

  • A Remitly não lhe vai pedir por email a data de nascimento, número de segurança social completo, número de cartão de crédito, PIN ou códigos de segurança;

  • Não abra anexos de emails suspeitos ou de origem desconhecida;

  • Erros gramaticais ou ortográficos podem ser um sinal de que o email não é legítimo;

  • Se o endereço do email que originou a mensagem tem um domínio genérico (@gmail.com ou @hotmail.com) e não da própria Remitly, o email é fraudulento;

  • Também os links incluídos podem sinalizar a fraude, se direcionarem para um site que contém o nome da Remitly, mas não o seu endereço de referência (www.remitly.com) - na dúvida, não clique em links suspeitos;

O que devo fazer se for vítima de fraude?

Caso receba algum contacto suspeito pode sempre consultar a sua conta na Remitly e verificar se existiu algum movimento inesperado ou se não consegue aceder à sua conta. Se alguma destas situações se verificar, deve contactar imediatamente o apoio ao cliente da Remitly.

Se clicar num link de um email fraudulento ou suspeito, deve mudar imediatamente a sua password da conta Remitly. Caso tenha fornecido dados pessoais sensíveis, como o número de um cartão de crédito, deve tomar medidas para proteger esses dados, nomeadamente bloquear ou cancelar o cartão de crédito, se for esse o caso.

Os meus dados pessoais estão seguros na Remitly?

A Remitly afirma ter implementado medidas para proteger os dados pessoais dos seus clientes, consideradas padrão pela indústria.

Os dados pessoais dos clientes da Remitly podem ser partilhados com os seus colaboradores (de forma limitada, em função das atividades específicas que tenham que desempenhar), outras empresas dentro do grupo empresarial da Remitly (para serviço ao cliente e investigações de risco), fornecedores da plataforma, bases de dados e servidores, serviços de apoio ao cliente em regime de outsourcing e provedores de software e ferramentas que suportam o funcionamento dos serviços da Remitly.

Descubra a Remitly

Que dados pessoais são recolhidos pela Remitly?

A Remitly recolhe os seguintes dados dos seus clientes:

  • Nome e email - no momento da criação de uma conta ou na sequência da participação numa promoção;

  • Dados necessários para efetuar uma transação, que podem incluir um documento de identificação;

  • Dados do destinatário de uma transferência, que lhe permitam obter os seus fundos, nomeadamente nome, morada e método de levantamento;

  • Objetivo de uma transferência, dados pessoais adicionais e prova de financiamento de uma remessa - para envios que ultrapassem os limites previamente definidos;

  • Contactos de terceiros, no caso de os querer convidar a tornarem-se clientes da Remitly.

Por motivos legais, a Remitly está obrigada a guardar alguns dos seus dados, mesmo depois de encerrar a sua conta. Ao usar os serviços da empresa está a concordar que esta guarde os seus dados por mais de 5 anos, após o encerramento da conta.

Em qualquer momento tem o direito de solicitar à Remitly que lhe apresenta os dados que guarda sobre si e a forma como os processa, bem como pedir que alguns deles sejam eliminados, enviado um email para [email protected]

Como começar a utilizar a Remitly?

Para criar uma conta na Remitly, basta entrar no site ou aplicação, inserir o seu email, definir uma palavra-chave e escolher o país para onde quer fazer a sua primeira transferência.

Os documentos a fornecer para dar uma ordem de transferência dependem do montante e país de destino. Para as transferências mais baixas, por norma só tem que fornecer o seu nome completo, morada completa e data de nascimento. Deve também introduzir os dados do seu destinatário, conforme o método escolhido para enviar a remessa.

Para transferências de montantes elevados, também terá que fornecer um documento de identificação, os motivos da transferência, prova de como vai financiar a operação e eventuais documentos adicionais.

Conclusão

A Remitly é uma empresa popular, sobretudo entre a comunidade emigrante, por permitir enviar remessas internacionais de forma, prática, rápida e barata, mas também segura, para vários países.

Com mais de 10 anos de atividade, quase 4 milhões de clientes e mais de 19 mil milhões de euros movimentados por ano, a Remitly é segura devido às múltiplas medidas de prevenção e combate ao risco financeiro implementadas, incluindo uma equipa que monitoriza a segurança das transações em permanência. Mas também por ser licenciada e regulada por várias autoridades financeiras, que têm a obrigação legal de escrutinar as operações da empresa.

Descubra a Remitly

FAQ

A Remitly é segura?

Sim, a Remitly é segura e regulada em múltiplos mercados, para além de ser uma empresa cotada em bolsa nos Estados Unidos, onde tem a sua sede global.

Como é que a Remitly é regulada?

A Remitly está licenciada para operar no Espaço Económico Europeu e é também regulada pela Financial Conduct Authority do Reino Unido e pelo Departamento do Tesouro dos EUA.