Como abrir uma conta Wise em Portugal? Passo a passo

Ivo Borges
Darini Rocha
Revisora
Atualizado
11 de março de 2024

Abrir uma conta na Wise é relativamente simples, mas depois de ler este guia tudo ficará ainda mais fácil, já que lhe vamos explicar todo o processo passo a passo.

Entenda todos os passos necessários para abrir uma conta Wise a partir de Portugal, bem como os requisitos, o processo de verificação, a melhor forma de pedir um cartão e aquilo que deve fazer para receber e enviar dinheiro com a sua nova conta internacional.

Conheça a Wise

Consulte abaixo todas as secções deste guia completo:

Quais são as vantagens de uma conta Wise?

A conta Wise é uma conta multimoeda onde pode guardar e converter 40 moedas diferentes à taxa de câmbio comercial, sem custos de abertura nem de manutenção.

Esta conta tem ainda um cartão de débito associado, com o qual pode fazer pagamentos e levantamentos em mais de 160 países de forma barata e transparente. A conta também oferece detalhes bancários em 10 moedas, incluindo GBP e USD, para receber transferências em vários países como se fosse local.

No que toca a transferências há que destacar a grande quantidade de países cobertos pelo sistema da Wise, que lhe permite enviar dinheiro para mais de 70 países, em diferentes regiões do globo de forma rápida e extremamente económica.

Gerencie o seu dinheiro em diferentes moedas!

Como abrir uma conta Wise

É possível abrir uma conta online em poucos minutos. Só tem que seguir estes passos:

  1. Visite o site ou descarregue a aplicação da Wise no seu telemóvel;

  2. Clique em “Criar conta”;

  3. Introduza o seu email e escolha o tipo de conta que pretende: Pessoal ou Empresarial;

  4. Selecione o país onde reside durante a maior parte do tempo (poderá ter que fornecer um comprovativo de morada, mais tarde);

  5. Insira o seu número de telemóvel, onde vai receber um código de verificação por SMS, que deve introduzir em seguida;

  6. Defina a palavra-passe da sua conta;

  7. O seu registo está feito e a sua conta Wise criada!

Depois de completar estes passos, já pode fazer algumas operações com a sua nova conta Wise, nomeadamente receber transferências internacionais e pedir o seu cartão de débito Wise.

No entanto, para aceder a todas as funcionalidades e ativar a conta multimoeda, deverá passar por um processo de verificação, que poderá envolver a submissão de alguns documentos e que explicaremos detalhadamente mais abaixo.

Abra a sua conta Wise e faça uma transferência gratuita

Do que preciso para abrir uma conta Wise?

Um ou dois documentos básicos e uma ligação à internet é tudo o que precisa para abrir e tirar o máximo da sua conta Wise. Todo o processo é feito online: pode completar o registo e a submissão dos documentos em poucos minutos - e contar com 2 a 3 dias úteis para que a sua conta seja verificada.

A Wise poderá pedir-lhe um documento de identificação e um comprovativo de morada. Verifique na tabela abaixo que tipo de documento é aceito em cada um dos casos.

Documentos de identificação aceitesComprovativos de morada aceites
  • Cartão de cidadão;

  • Passaporte.

  • Faturas do gás, eletricidade, água ou telecomunicações;

  • Extrato bancário ou do cartão de crédito;

  • Fatura ou notificação fiscal emitida por uma instituição governamental;

  • Documentos emitidos pelo governo ou instituições financeiras dos quais conste a sua morada.

Nalguns casos, a empresa também poderá solicitar que tire uma fotografia a si próprio enquanto segura o seu documento de identificação.

Finalmente, caso queira aceder a detalhes de conta locais em várias moedas, nomeadamente euros, libras e dólares norte-americanos, entre outras, terá que fazer um depósito de 20€ na sua conta - que ficarão disponíveis para os usar como entender. Desta forma poderá receber transferências em vários países diferentes como se fosse um local.

Processo de verificação

Na maioria dos casos o processo de verificação é concluído em 2 a 3 dias úteis, depois de submeter os documentos referidos na secção anterior. Mas também é possível (e até provável) que o processo fique concluído em menos tempo: muitas contas são verificadas instantaneamente ou no próprio dia.

🏆 Dicas úteis:

  • Assegure-se de que o seu documento de identificação está dentro da validade e ainda não expirou;

  • Garanta que os documentos estão legíveis e mostram o seu nome completo.

Como saber que a sua conta Wise já foi verificada

Logo que o processo de verificação esteja concluído será notificado via email. O facto de ter todas as funcionalidades de conta desbloqueadas também será um sinal de que a sua conta já foi verificada e aprovada.

De qualquer forma, pode receber dinheiro através da sua conta Wise, mesmo que o processo de verificação ainda não esteja concluído: esta funcionalidade fica imediatamente disponível depois de concluir o seu registo.

Ir para a Wise

Como pedir o seu cartão Wise

O cartão da Wise é um cartão de débito internacional que lhe permite fazer pagamentos em todo o mundo à taxa de câmbio comercial. Com este cartão pode também fazer até 200 EUR de levantamentos gratuitos em Portugal ou no estrangeiro - sem qualquer taxa ou tarifa internacional.

Para pedir o seu cartão pela primeira vez, deve fazer o seguinte:

  1. Entre na sua conta Wise;

  2. Clique em “Cartões”;

  3. Em seguida clique em “Peça o seu cartão”;

  4. Defina se pretende um cartão físico ou digital (pode acumular os dois);

  5. Depois de escolher “Cartão físico”, sujeito ao pagamento de uma tarifa única de 7 EUR ele será enviado para a sua morada.

Antes de confirmar o seu pedido, poderá ver uma estimativa do tempo de entrega.

Solicite o seu cartão Wise

Como ativar o seu cartão Wise

Depois de receber o seu cartão físico pode começar a utilizá-lo imediatamente. Deve fazer um pagamento com recurso ao chip do cartão associado ao código do cartão para ativar os pagamentos contactless.

Caso o pagamento inicial com chip não seja autorizado, dirija-se a uma caixa automática para fazer um levantamento ou consulta de saldo.

No que toca aos cartões digitais, pode usá-los logo depois de os criar no site ou aplicação.

Como depositar dinheiro na Wise?

Receber uma transferência ou depositar dinheiro numa conta Wise, não é muito diferente daquilo que acontece numa conta bancária:

  1. Abra a sua conta e clique em “Gerenciar”;

  2. Clique nos dados de conta através dos quais pretende receber a transferência/depósito (euro, dólar americano, libra esterlina, dólar australiano, dólar neozelandês, dólar canadiano, florim húngar, leu romeno, dólar de Singapura ou lira turca)

  3. Partilhe os dados de conta com o remetente da transferência ou copie-os para si, caso queira transferir dinheiro a partir de outra conta sua.

  4. A partir daqui, o remetente só tem que lhe enviar a transferência da mesma forma que faz qualquer outra transferência bancária.

Tem também a hipótese de enviar um link com os seus dados ou descarregar um documento .pdf com esses mesmos detalhes de conta.

Leia mais sobre como depositar dinheiro na conta Wise em Portugal.

Leia também como conseguir o código promocional da Wise, e como funciona

Como enviar dinheiro para o estrangeiro com a Wise

Depois de criar uma conta Wise, só têm que seguir estes passos para fazer uma transferência internacional:

  1. Entre no site da Wise ou abra app da empresa no seu telemóvel e na página inicial clique em “Enviar”;

  2. Defina a origem dos fundos para a transferência: pode recorrer ao saldo de conta na Wise ou a uma conta bancária exterior à Wise;

  3. Escolha o tipo de transferência: mesma moeda ou “internacional” (com conversão de moeda);

  4. Insira o valor que pretende enviar ou o montante que quer que seja recebido na moeda de destino;

  5. Introduza os dados bancários do destinatário, para que o dinheiro seja enviado para a conta indicada - caso não tenha esses dados, pode indicar o email do beneficiário e a Wise vai contactá-lo para solicitar os dados;

  6. Verifique os detalhes da transferência e confirme a operação;

  7. Escolha como quer pagar: nesta fase será informado das opções disponíveis e respetivas tarifas;

  8. Logo que a Wise receba o seu dinheiro, será notificado com a confirmação da transferência. Também será notificado, tal como o destinatário, logo que o dinheiro esteja a caminho.

Wise vs Bancos

Compare na tabela abaixo os custos de enviar 1000 EUR para o Reino Unido - tanto  da Wise como de dois dos bancos mais populares em Portugal: a Caixa Geral de Depósitos e o Santander.

Transferência de 1000 EUR para o Reino UnidoTarifa de TransferênciaTaxa de câmbioMontante recebido no destino
Wise6,02 EURTaxa de câmbio comercial862,08 GBP
Santander29 EURTaxa de referência do Banco de Portugal841,57 GBP
Caixa Geral de Depósitos55 EURTaxa de câmbio definida diariamente pelo banco816,55 GBP

Transferências simuladas a 27.11.2023

Como é possível observar na tabela acima, as tarifas de transferência da Wise tendem a ser bastante mais competitivas que as dos bancos. Adicionalmente, a Wise também aplica sempre a taxa de câmbio comercial (sem qualquer margem de lucro adicionada), o que faz com o que o montante recebido no destino seja geralmente superior aquele que é entregue por um banco face ao mesmo valor global de transferência.

A Wise também apresenta a vantagem de disponibilizar transferências imediatas para vários países, incluindo para o Reino Unido, que é o país de destino considerado nesta comparação.

Faça uma transferência de até 2000.0 GBP sem tarifas

Como configurar uma conta Wise para receber dinheiro

Depois de abrir a sua conta Wise, poderá aceder a detalhes bancários em 10 moedas diferentes - o que lhe permite receber transferências como se fosse um local em múltiplos países.

Só tem que entrar na sua conta, consultar os detalhes bancários da moeda que pretende e partilhá-los com o remetente da transferência. Ou então recorrer à opção da Wise para solicitar um pagamento, gerando assim um link de pagamento que poderá enviar a quem quiser.

Como abrir abrir um saldo de moeda na conta Wise

A conta Wise permite-lhe guardar e converter o seu saldo em 40 moedas. Mas terá que selecionar as moedas que pretende ter disponíveis:

  1. Entre na sua conta Wise a partir do site ou aplicação;

  2. Na página principal, por baixo do saldo da conta, clique em “+ Abrir - Explore novas formas de pagar, economizar e fazer o seu dinheiro render”;

  3. Defina se quer abrir “Saldo” numa nova moeda ou criar uma “Reserva” para usar um dia mais tarde;

  4. Escolha a moeda que pretende;

  5. Poderá ser necessário completar um passo de verificação;

Sempre que quiser carregar o saldo de uma moeda específica, poderá fazê-lo diretamente (por transferência bancária ou cartão de débito ou crédito) ou convertendo dinheiro a partir do saldo de conta de outra moeda, que tenha disponível na sua conta Wise.

Leia também: A Wise é segura em Portugal?

Como aceder aos múltiplos detalhes de conta Wise

Depois abrir saldo numa das 10 moedas nas quais a Wise lhe fornece detalhes bancários locais, aceder a esses detalhes é simples:

  1. Entre na sua conta Wise e clique na moeda na qual pretende detalhes de conta locais;

  2. Clique em “Ativar dados de conta” (apenas disponíveis em 10 das 40 moedas disponíveis);

  3. Os detalhes bancários ficarão disponíveis.

Sempre que quiser consultar os detalhes bancários em causa só tem de clicar no saldo da respetiva moeda. A partir daqui também poderá solicitar pagamentos ou descarregar um .pdf com a informação detalhada.

Preciso de uma conta bancária para usar a Wise?

Não, pode receber e enviar transferências diretamente a partir da sua conta Wise, sem necessidade de qualquer conta bancária adicional. Com a vantagem de poder aceder a detalhes bancários em 10 moedas diferentes, incluindo euros, libras e dólares norte-americanos.

Há depósito mínimo na conta Wise?

Não, se desejar pode adicionar apenas 1 EUR ao seu saldo de conta ou equivalente noutras moedas.

Para aceder a algumas funcionalidades (nomeadamente para ativar os dados de conta em múltiplas moedas) poderá ter que fazer um depósito inicial de 20 EUR. Mas este montante ficará disponível para o usar como quiser.

Quanto dinheiro posso ter na minha conta Wise?

A maioria dos clientes portugueses não têm qualquer limite quanto ao dinheiro que podem guardar na conta.

A exceção são os clientes que recebem dólares norte-americanos a partir de um “routing number” que comece por 026. E os clientes empresariais que solicitem dinheiro através de pagamentos com cartão.

No caso de abrir a sua conta a partir da Austrália, Índia, Japão, Malásia, Filipinas ou Singapura terá limites adicionais, mas não se o fizer a partir de Portugal - onde também não terá que pagar qualquer taxa de manutenção.

A Wise cobra uma mensalidade?

Não, a Wise não cobra qualquer custo de manutenção mensal ou anual, nem aplica nenhuma taxa de abertura. Todas as taxas aplicadas pela Wise referem-se às operações que fizer com a sua conta - que poderão ou não envolver custos, mas que em qualquer dos casos são sempre comunicados de forma antecipada e transparente.

Terá que pagar apenas uma tarifa única de 7 EUR se quiser receber um cartão de débito físico em sua casa.

Saiba mais sobre as taxas aplicadas pela Wise.

Posso usar a Wise com uma conta bancária normal?

Não, a Wise não é um banco. Porém, pode utilizá-la para fazer e receber transferências, bem como levantamentos e pagamentos com cartão.

Com a conta Wise tem também a vantagem de poder guardar e converter o seu saldo em 40 moedas diferentes; e aceder a detalhes bancários em 10 dessas moedas, incluindo euros, libras e dólares norte-americanos.

Leia também a comparação detalhada: Wise vs N26.

Conheça a Wise

Conclusão

Ao longo deste guia pode perceber em pormenor como abrir uma conta Wise: um processo relativamente simples, que pode concluir online em poucos minutos.

Tendo as contas Wise particularidades que não estão disponíveis na maioria dos bancos tradicionais, nomeadamente a capacidade para guardar e converter diferentes moedas ou receber transferências internacionais como um local em vários países, os processos para gerir cada uma dessas operações também são explicados passo a passo.

O facto da Wise não cobrar taxas de abertura nem de manutenção faz dela uma excelente opção de conta para quem viaja com frequência ou tem relações com o estrangeiro, já que pode experimentar a conta por si mesmo sem qualquer custo.

Crie a sua conta Wise

Como abrir uma conta Wise - Perguntas Frequentes

Posso abrir uma conta Wise em Portugal se não for residente?

Sim, na maioria dos casos a Wise apenas exige um documento de identificação e comprovativo de morada para abrir a sua conta. Ou seja, mesmo que ainda não tenha residência oficial em Portugal pode abrir a conta.

A Wise funciona em Portugal?

Sim, Portugal é um das muitas dezenas de países onde é possível abrir contas Wise e fazer múltiplos tipos de transação.

A Wise cobra para abrir uma conta?

Não, criar uma conta Wise não implica o pagamento de qualquer taxa de abertura. Poderá ter que depositar 20 EUR para aceder a certas funcionalidades de conta, mas o dinheiro continuará a ser seu para o gerir como quiser.

Quanto custa o cartão da Wise?

O cartão físico da Wise tem uma tarifa única de 7 EUR para o envio, mas não tem qualquer anuidade ou custo de manutenção.