A Wise é segura em Portugal? Guia sobre a segurança da plataforma 2024
A Wise é uma das principais plataformas de transferências internacionais de dinheiro a nível global focada em construir a melhor maneira de movimentar dinheiro ao redor do mundo.
Quando se trata de enviar e manter dinheiro em uma conta internacional, o preço e a conveniência são muito importantes.
Mas será que a Wise é segura em Portugal? O seu dinheiro está seguro na sua conta? A resposta curta é sim, é seguro enviar e guardar dinheiro com a Wise.
Neste guia, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre como a Wise é regulada, como o serviço mantêm o dinheiro do cliente seguro.
Resumo rápido
Mais de 16 milhões de clientes confiam no serviço
É regulamentada em todo o mundo, inclusive pelo Banco Nacional da Bélgica para operar no Espaço Económico Europeu
Protege os dados dos clientes com criptografia
Equipa anti-fraude especializada a operar 24h por dia
Verificação em duas etapas
Auditorias internas regulares
Vantagens da Wise | Desvantagens da Wise |
---|---|
✅ Sem taxas de abertura nem custos de manutenção | ❌ Não dispõe de agências físicas - todos os contactos são à distância |
✅ Regulada em todos os mercados onde opera | ❌ Não permite fazer depósitos e transferências em numerário |
✅ Conta multimoeda com +40 moedas diferentes | |
✅ Tarifas baixas e transparentes | |
✅ Taxa de câmbio comercial |
A Wise é seguro?
Sim, a Wise é seguro e confiável. A plataforma tem os seus serviços regulados pelo Banco Nacional da Bélgica para operar no Espaço Económico Europeu. Além disso, segue rigorosos sistemas de segurança e mantém os dados dos clientes protegidos.
Fundada em 2011 no Reino Unido;
É regulada pelo Banco Nacional da Bélgica para atuar em todo o Espaço Económico Europeu, Portugal incluído, e também pela FCA (Financial Conduct Authority) do Reino Unido;
Tem mais de 16 milhões de clientes;
Movimenta cerca de €6,5 mil milhões por mês em transferências internacionais.
Como é que a Wise é regulada em Portugal?
No Espaço Económico Europeu, onde Portugal se inclui, a Wise é licenciada pelo Banco Nacional da Bélgica. Todas as transferências internacionais realizadas com a Wise são de responsabilidade da plataforma, sem a necessidade de usar intermediários.
Além de garantir que a empresa segue os critérios estabelecidos pelo Banco Nacional da Bélgica, essa autorização também pode tornar as operações mais económicas para os clientes.
A Wise também é regulada pela FCA (Financial Conduct Authority), autoridade financeira do Reino Unido e pelo FinCen (Financial Crimes Enforcement Network) nos Estados Unidos. Isso significa que a fintech também opera em conformidade com todos os regulamentos relevantes e regras aplicáveis por estas instituições.
A empresa é ainda escrutinada e regulada pelas autoridades financeiras da Austrália, Canadá, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Singapura e Emirados Árabes Unidos.
A Wise é tão segura quanto os bancos tradicionais?
Os serviços que a Wise oferece têm um nível de segurança similar aos de um banco tradicional. É preciso lembrar que os bancos oferecem serviços adicionais, portanto obedecem também a regras adicionais.
Mas para transferências internacionais, a TransferWise é tão confiável quanto um banco, com o benefício de ser mais barata e mais rápida, e é por isso que é tão popular.
Além de seguir critérios rigorosos relacionados com as regulações e supervisões mencionadas acima, a Wise executa auditorias internas regularmente para assegurar que o dinheiro dos clientes está protegido e mantém sistemas de segurança similares aos dos bancos.
Outro aspecto importante é que a Wise trabalha em parceria com bancos. Todo o dinheiro dos clientes é guardado em instituições financeiras renomadas, garantindo assim mais proteção.
A Wise é um banco?
Não, a Wise não é considerada um banco, mas sim um serviço especializado em transações internacionais. A conta multimoeda da Wise tem vários pontos de contacto com as contas à ordem dos bancos tradicionais, com a particularidade de dar acesso a mais de 40 moedas.
De salientar que a autorização que a plataforma tem para atuar no Espaço Económico Europeu faz com que ela reporte diretamente ao Banco Nacional da Bélgica, apesar de não atuar como banco.
Apesar de uma conta Wise permitir guardar dinheiro e até ter um cartão de débito, não dá acesso a outras funcionalidades de um banco, como serviços de crédito e empréstimos, por exemplo.
Como é que a Wise mantém o seu dinheiro seguro?
Mesmo não sendo um banco, a Wise é confiável porque possui inúmeras medidas de segurança e proteção.
A empresa tem um compromisso com a proteção de dados dos clientes, por isso, trabalha com instituições financeiras seguras e renomadas. Além disso, ao ser regulada por órgãos internacionais, deve seguir uma série de regras para proteger o dinheiro e os dados dos clientes.
Tem também uma equipa anti-fraude que trabalha 24 horas por dia para garantir a segurança dos clientes, dados e dinheiro, contra possíveis atividades fraudulentas.
Além disso, o suporte da Wise é rápido. Além de ter um Centro de Suporte completo, é possível entrar em contacto para receber um atendimento personalizado em várias línguas, português incluído.
A Wise também usa a verificação em duas etapas. Ao configurar essa opção na sua conta, sempre que entrar na conta, será enviado um código por SMS ou chamada de voz, ou uma notificação na aplicação da Wise, para verificar a identidade de quem está a aceder à sua conta.
A Wise é seguro para transferir dinheiro?
Sim, a Wise é seguro para transferir dinheiro. Com a Wise, é possível enviar dinheiro para mais de 70 países de forma segura. A empresa possui uma rede global de contas bancárias em vários países, o que possibilita as transações eficientes em diversas moedas.
A Wise é seguro para guardar dinheiro?
Sim, a Wise também é seguro para guardar o seu dinheiro. Além de seguir as medidas de segurança explicadas anteriormente, a Wise é segura porque também faz auditorias internas regulares para garantir que o dinheiro dos clientes está sempre seguro.
Outro fator que garante a segurança de quem quer guardar dinheiro é que a plataforma guarda todos os valores em instituições financeiras renomadas, separando o dinheiro dos clientes do dinheiro usado para a gestão da empresa. Isso significa que a Wise e os seus parceiros não podem utilizá-lo para pagar as suas contas próprias.
Para salvaguardar o dinheiro dos seus clientes, a Wise também investe em ativos emitidos pelo governo, principalmente títulos públicos.
Por outro lado, é importante lembrar que como a Wise não é um banco, o dinheiro não tem a proteção de órgãos como o FSCS (Esquema de Compensação de Serviços Financeiros), no Reino Unido, ou o Fundo de Garantia de Depósitos, em Portugal, que asseguram os depósitos até certo valor caso a instituição financeira entre em incumprimento ou declare falência.
A Wise é seguro para grandes quantias de dinheiro?
Antes de enviar uma grande quantia, é importante ter a certeza da segurança e fiabilidade da instituição. Para garantir a segurança da sua transferência de grandes valores, pode seguir alguns passos e executar a transação com mais tranquilidade:
Verifique os valores: dependendo do valor e motivo da transferência, pode ter de enviar alguns documentos adicionais que comprovem a origem do dinheiro. Eles irão depender do valor e do remetente ser um cliente final ou uma empresa;
Verifique os limites do seu banco: o seu banco pode limitar as transferências que faz num único dia. Por isso, se o valor que quer transferir for maior, pode tentar conseguir aumentar os limites diretamente com o banco ou repartir a transferência ao longo de vários dias. É importante conferir essa informação com antecedência;
Confirme a sua identidade: para enviar dinheiro é preciso confirmar a sua identidade enviando a foto de um documento. Faça isso antes de fazer a transferência para que não tenha problemas.
Envie grandes quantias com a Wise
O cartão da Wise é seguro?
Sim, o cartão da Wise é seguro e inclui diversas funcionalidades que lhe permitem ter controlo adicional sobre as suas despesas. Entre elas encontra-se a possibilidade de bloquear o cartão a partir da aplicação a qualquer momento, habilitar e desabilitar diversos tipos de transação (pagamentos online, levantamentos, carteiras digitais, entre outros), bem como estabelecer limites de gastos e levantamentos.
Para saber mais sobre como usar a Wise, consulte o nosso guia completo.
A conta empresarial da Wise é segura?
Sim, a conta empresarial da Wise tem um nível de segurança equiparado a uma conta bancária tradicional, incluindo uma equipa anti-fraude dedicada e auditorias regulares por entidades independentes.
Apesar dos níveis de segurança da conta da Wise serem similares a um banco, os custos tendem a ser menores para as empresas, já que não existem custos de manutenção e as transações internacionais são extremamente competitivas com esta conta.
A Wise é legítima?
A Wise é uma plataforma bastante popular, fácil de usar, rápida, segura e económica. Parece até bom demais para ser verdade, não é?
Mas a verdade é que a Wise é segura e legítima. Nenhuma instituição que não seja devidamente legitimada, receberia as licenças e autorizações que a Wise tem, não só na Europa como em diferentes espaço económicos em todos os continentes.
Além disso, a empresa já está a operar desde 2011, o que reforça a credibilidade. A Wise Europe SA é uma Instituição de Pagamentos autorizada pelo Banco Nacional da Bélgica, com o número de registo 0713629988 e direito a operar em todo o Espaço Económico Europeu.
Com sede global no Reino Unido, a Wise, antiga TransferWise, tem 14 escritórios em todo o mundo, em países como os Estados Unidos, Canadá, Japão, Singapura, Austrália e Brasil.
Além disso, a Wise tem mais de 16 milhões de clientes a nível global e movimenta cerca de €6,5 mil milhões por mês.
A Wise é de confiança?
Sim, a Wise conta com milhares de clientes em Portugal e é uma empresa cotada na bolsa de Londres desde 2021.
Ao longo dos anos a empresa foi expandindo a abrangência dos seus serviços, mantendo elevados padrões de credibilidade.
A política de transparência presente na forma como comunica todos os custos incluídos nas transações dos seus clientes reforça a confiança nos seus produtos e serviços.
O site da Wise é seguro?
Sim, o site da Wise faz uso das mais avançadas tecnologias de cibersegurança para manter o seu dinheiro e os seus dados pessoais seguros e salvaguardados.
Entre os métodos utilizados para garantir que a navegação e operações executadas através do site são seguras encontram-se o protocolo HTTPS, a dupla autenticação e as notificações em tempo real.
A aplicação da Wise é segura?
Sim, tal como acontece com o site da empresa, a aplicação da Wise recorre a uma abordagem multidisciplinar de cibersegurança para garantir que a gestão do seu dinheiro e dados pessoais é feita de forma segura.
A app da Wise dispõe ainda de vários controlos de segurança do lado utilizador, que pode ser notificado em tempo real de todos os gastos feitos com a conta e ainda bloquear o cartão ou tipos específicos de transações a qualquer momento.
As opiniões dos utilizadores Android
As avaliações dos utilizadores Android sobre a aplicação da Wise são extremamente positivas: na Google Play a app da Wise tem uma avaliação média de 4,7 (em 5 possíveis) em mais de 550 mil opiniões registadas.
Leia abaixo dois exemplos de opiniões recentes:
“Excelente opção de transferência. Serviço ágil e seguro. Transação fácil e com custo razoável.”
“Simplesmente espetacular. Prático, rápido, seguro e funcional. Já utilizei euros, libras, dólares e até real, e funciona perfeitamente.”
As opiniões dos utilizadores iOS
Também as opiniões dos utilizadores iOS são amplamente positivas no que toca à app da Wise: uma avaliação média de 4,5 (em 5 possíveis) com base em mais de 3 mil opiniões.
Abaixo pode consultar duas das opiniões mais recentes sobre a aplicação:
“App indispensável. Rápida e eficiente. Parabéns pela app”
“Excelente. Faz tudo e mais um pouco com relação a transferência internacional”
A opinião dos utilizadores sobre a Wise
"A experiência geral dos clientes e utilizadores da Wise parece ser bastante positiva"
"Depois de explorarmos as avaliações feitas à aplicação, vamos agora analisar as opiniões mais abrangentes sobre toda a experiência Wise, deixadas no Trustpilot e redes sociais"
Avaliações de clientes no Trustpilot
No site Trustpilot a Wise tem nota 4,5, numa escala de 1 a 5, considerado como excelente. Até 14 de junho de 2022, a empresa recebeu 159 581 avaliações, sendo 85% delas classificadas como Excelente e apenas 5% como Muito Mau.
Vale a pena salientar que ao procurar pela palavra “segurança” em comentários em português, só há avaliações positivas e nenhuma negativa (Má ou Muito Má). A maioria das classificações elogiam a rapidez e segurança da Wise.
Já quando a pesquisa é feita noutras línguas, a maioria é sobre verificações de segurança adicionais que as pessoas não esperavam ou o encerramento de conta por violação das medidas de segurança impostas pela empresa. No entanto, isso acontece para aumentar a proteção dos dados e dinheiro dos clientes.
Muitas das verificações de segurança podem até mesmo ser exigência das agências reguladoras.
Abaixo pode ler dois exemplos de avaliações deixadas pelos clientes da Wise, que mencionam questões relacionadas com a segurança:
“Para quem viaja e tem necessidade de usar várias moedas, ou simplesmente para efetuar pagamentos em segurança, Wise é sem dúvida uma mais valia…”
“Eu me sinto super confortável e tranquila fazer as transferências com a Wise. Mando dinheiro para os meus pai no Brasil com um custo muito baixo e com segurança e rapidez. Obrigada Wise!”
Opiniões sobre a Wise nas redes sociais
As opiniões sobre a Wise nas redes sociais são mais dispersas e não incluem as avaliações numéricas que ajudam a fazer o enquadramento estatístico da percepção sobre uma marca.
Ainda assim, é possível ler no Facebook muitas de opiniões de clientes satisfeitos com a eficiência e segurança do serviço, que são contrabalançadas pelos utilizadores que usam as redes sociais para expôr os seus problemas com transferências pendentes e questões regulatórias que afetam os países onde vivem ou para onde querem enviar dinheiro.
Pode ser enganado na Wise?
A Wise é uma instituição financeira bastante popular, por isso, pode ser alvo de tentativas de fraude assim como qualquer banco tradicional. A verdade é que a plataforma toma diversas medidas para evitar fraudes, mas o cliente pode ser enganado por burlões que se tentam fazer passar pela empresa a qualquer momento.
Por isso, é muito importante ficar atento a alguns sinais de está prestes a ser vítima de um golpe.
Como evitar ser vítima de uma fraude?
Infelizmente, qualquer pessoa pode ser vítima de fraude, seja em bancos tradicionais ou com a Wise. Para evitar que isso ocorra, pode tomar algumas medidas:
Desconfie de ofertas muito boas e irresistíveis;
Nunca faça nada sem pensar bem antes. Se tem que dar uma resposta imediata à oferta, é mais provável que se trate de um golpe;
Verifique a origem da oferta. Acredite apenas se encontrar informações nos sites oficiais da Wise;
Tenha atenção à qualidade dos textos e imagens. Muitos golpes podem ter erros de português e fotos de má qualidade;
Na dúvida entre sempre em contato com o atendimento ao cliente no site ou aplicação para confirmar as informações.
Caso seja vítima de uma fraude, deve imediatamente comunicar à Wise, pela central de atendimento ou e-mail. Se a transferência ainda não tiver sido feita, será possível interromper o processo antes de ser concluída.
Além disso, é fundamental apresentar queixa à polícia. O suporte da Wise pode disponibilizar informações para ajudar no seu caso.
Os seus dados pessoais estão seguros na Wise?
Sim. A Wise protege os dados pessoais dos seus clientes. Uma série de providências são tomadas para garantir que as informações pessoais sejam protegidas e permaneçam seguras. Por exemplo:
A comunicação com os servidores da Wise é criptografada;
Os servidores são atualizados e corrigidos periodicamente;
A Wise adota uma política de Divulgação Responsável (Responsible Disclosure), um programa de incentivos à identificação de problemas nos seus serviços;
Monitorização constante de atividades anormais e maliciosas;
Armazenamento criptografado dos dados;
Acesso às informações é restrito a funcionários devidamente treinados;
O processo de segurança é validado por auditores externos.
Que dados pessoais é que a Wise recolhe?
Os principais dados que a Wise recolhe são aqueles que são fornecidos pelo cliente no momento da abertura da conta como:
Nome;
Morada;
E-mail;
Número de telefone;
Informações financeiras, incluindo informações de cartão de crédito, cartão de débito ou conta bancária, motivo da transação, localização geográfica, descrição pessoal e fotografia.
A Wise também tem acesso aos dados bancários dos beneficiários das transferências internacionais. E em transferências de alto valor pode ser necessário fornecer documentos adicionais.
A plataforma recolhe também os dados de transferências enviadas e recebidas. Bem como informações das redes sociais, quando o login é feito através delas.
Além disso, a Wise é obrigada por lei a armazenar alguns dados pessoais depois de uma conta ser eliminada. Mas fá-lo apenas pelo período estritamente necessário e não mais que isso.
Como começar a usar a Wise?
Agora que já viu como a Wise é segura, pode começar a usar a plataforma e basta abrir uma conta gratuita pelo site. Para isso, é preciso ter mais de 18 anos, um documento válido, como cartão de cidadão, e um número de telefone e e-mail para o registo. Veja o passo-a-passo:
Aceda ao site da Wise e clique em “Criar Conta”;
Faça a sua conta através de uma rede social, como Google, Facebook ou conta Apple. Ou então introduza um e-mail e clique em “Próximo”;
Escolha se deseja criar uma conta pessoal ou empresarial;
Selecione em que país mora;
Insira o seu número de telefone e clique em “enviar código de verificação”;
Após receber o número de verificação no seu telefone, crie uma palavra-chave e clique em “Continuar”;
Preencha o seu perfil com os dados solicitados;
Faça a verificação da sua conta. Para isso, envie os documentos solicitados que podem ser um documento de identificação com foto, um comprovativo de morada ou uma foto sua segurando o seu documento;
A verificação pode demorar até 2 dias. Em caso de transferências de alto valor, também pode ser solicitado um comprovativo de rendimentos.
Leia também o nosso guia completo de como abrir uma conta Wise em Portugal.
Conclusão
A Wise é muito popular porque tem taxas económicas, é rápida e fácil de usar, ao mesmo tempo que é tão segura quanto os bancos tradicionais.
A TransferWise, atual Wise, é confiável porque é devidamente regulada no Espaço Económico Europeu e em todos os países em que atua. Também toma diversas medidas de segurança para proteger os dados dos clientes, como criptografia e autenticação em duas etapas.
Os utilizadores são notificados sempre que fizerem um pagamento com o cartão ou concluírem uma transferência internacional. É assim um fator de segurança adicional a possibilidade de acompanhar os movimentos da sua conta em tempo real.
A Wise é segura em Portugal? - FAQ
A conta Wise é confiável. Ela toma diversas medidas de segurança para proteger os dados dos clientes e é devidamente regulada.
A Wise é regulada pelo Banco Nacional da Bélgica no Espaço Económico Europeu, pelo FCA no Reino Unido e pelo FinCen nos Estados Unidos. Também é escrutinada nas outras zonas económicas onde atua.
Sim, a Wise processa transferências bancárias de forma segura e eficaz, com a maioria das transferências a chegar ao destino em 24 horas ou menos.
Sim, a Wise tem um nível de segurança equiparado ao de um banco tradicional, o que garante um nível elevado de proteção dos seus dados bancários e outras informações sensíveis.
Os serviços da Wise em Portugal apresentam um padrão de qualidade elevado e abrangente. A opinião dos clientes portugueses demonstra isso mesmo, com níveis de satisfação bastante elevados nas avaliações registadas online.