Comprar casa na Suíça: Guia 2025

Ivo Borges
Darini Rocha
Revisora
Atualizado
3 de abril de 2025

Comprar casa na Suíça pode ser uma maneira de se estabelecer no país, diversificar os seus investimentos ou ter uma casa de férias num lugar privilegiado. E ao longo deste guia vai ficar a conhecer as condições para fazer um investimento imobiliário no país, quanto pode custar uma casa na Suíça e como funciona o mercado imobiliário local - juntamente com dicas preciosas para o seu investimento decorrer sem problemas.

Fazer uma aquisição de montante elevado - como é uma casa na Suíça - tende a ser um processo demorado e a implicar custos consideráveis. Mas operadores especializados em transferências internacionais, como a Wise e a Xe, podem ajudar a tornar o seu investimento mais barato, rápido e seguro: descobrirá mais sobre eles ao longo do artigo.

Conheça a WiseConheça a Xe

Os estrangeiros podem comprar casa na Suíça?

Sim, os estrangeiros podem comprar casa ou outros tipo de propriedade imobiliária na Suíça, desde que reúnam as seguintes condições:

  • Cidadãos da União Europeia ou da EFTA com visto de residência
  • Cidadão estrangeiros com visto tipo C (C Permit)

Cidadãos estrangeiros que não cumpram nenhuma das condições mencionadas poderão ter que obter uma licença para aquisição de casa ou poderão mesmo ser impedidos de comprar propriedades, em absoluto - os critérios de licenciamento para aquisições imobiliárias variam entre os diferentes cantões suíços.

Deve também ter em conta que na Suíça existe um limite máximo quanto ao número de casas de férias que podem ser compradas por estrangeiros todos os anos: atualmente o limite é de 1500 casas por ano - com diferentes alocações entre cantões.

Quais são os requisitos para comprar uma casa na Suíça?

Os requisitos para comprar uma casa na Suíça vão depender do cantão onde estiver localizada a propriedade. Geralmente terá que assinar um contrato elaborado por um notário, que também será quem vai guardar o depósito inicial (quando aplicável), oficializar a transferência de propriedade e se irá assegurar que todas as formalidades estão completas.

Nalguns cantões é obrigatório que o contrato de compra e venda de uma propriedade seja elaborado por um notário público, ou seja, um profissional que trabalhará simultaneamente para o comprador e para o vendedor.

A lei suíça estipula que tanto o comprador como o vendedor devem conhecer a língua local em que é elaborado o contrato ou dar poderes de representação a alguém com essa capacidade.

Caso tenha que recorrer a financiamento externo para comprar a sua casa na Suíça e quiser tratar do processo num banco local, deverá apresentar uma cópia do seu documento de identificação e do seu visto, provas da sua situação financeira (nomeadamente recibos de vencimento, contrato de trabalho, documentos que comprovem o seu património e poupança acumulada, bem como a última declaração de impostos sobre os rendimentos). Para além disso, para obter um empréstimo terá também que fornecer alguns documentos sobre a propriedade que vai comprar e, finalmente, o contrato de compra e venda.

Faça transferências internacionais com a Wise

-Envie dinheiro para mais de 160 países

-Taxas a partir de 0,68%

-Taxa de câmbio comercial sem margem

Como comprar uma casa na Suíça: passo a passo

O processo de compra de casa na Suíça pode ser longo e complexo, mas organizando tudo por etapas será certamente mais fácil:

  1. Comece por definir o seu orçamento, o tipo de casa e a localização ideal onde gostaria de a comprar - depois pode ir alargando o espectro da sua busca;
  2. Verifique os requisitos para comprar casa no cantão ou cantões onde quer investir;
  3. Sempre que encontrar uma casa que lhe pareça adequada, verifique as condições físicas da mesma, bem como os planos e documentos de construção;
  4. Caso reúna as condições de financiamento para avançar para a compra, faça uma proposta de aquisição;
  5. Caso esta seja aceite, um notário deverá tomar conta do processo, receber o depósito ou pagamento adiantado (quando aplicável) e elaborar o contrato de compra e venda - por norma, o depósito é dado como perdido caso recue na intenção de aquisição (dependendo do motivo);
  6. Depois das duas partes concordarem e toda a documentação ser partilhada, poderá avançar com o pagamento final, de acordo com as condições estipuladas no contrato.
  7. O notário deverá oficializar a transferência de propriedade, dos antigos donos para si.

Caso necessite de empréstimo bancário para comprar a casa, terá, à partida, de fazer um depósito de 20% do valor da casa e garantir que as suas despesas anuais com o empréstimo não excedem um terço dos seus rendimentos.

Ao fazer a sua proposta de compra deve ter em conta que tipicamente os agentes imobiliários trabalham para o vendedor e, por isso, têm interesse em maximizar o valor da compra.

Ao fazer uma transferência internacional para Suíça poderá incorrer em custos significativos, tanto em comissões pela operação como através da taxa de câmbio. No entanto, pode contornar os custos elevados dos bancos recorrendo aos serviços especializados da Wise que lhe garantem a taxa de câmbio comercial - a mesma que os bancos utilizam entre si - e tarifas baixas e transparentes. Para além de uma transferência rápida, barata e segura, a Wise tem também ao seu dispor uma equipa especializada que dá apoio às transferências de montante elevado e pode esclarecer todas as suas dúvidas antes, durante e depois da operação.

Envie dinheiro para a Suíça com a Wise

Quanto custa uma casa na Suíça?

O preço médio do metro quadrado imobiliário na Suíça oscila entre os 8 344 CHF (moradia) e os 9 155 CHF (apartamento) - algo como 8795 EUR a 9649 EUR, à taxa de câmbio do dia (4/4/2025).

A mediana do mercado imobiliário suíço é de 1 376 736 CHF, com a maioria das transações imobiliárias a fazerem-se por valores no intervalo entre os 592 595 CHF e os 3 471 769 CHF.

O preço médio para um apartamento T2 na Suíça anda à volta dos 610 000 CHF, enquanto uma moradia com quatro quartos chega aos 982 000 CHF, em média.

No entanto, deve ter em conta que existe uma grande diversidade de preços entre os diferentes cantões, que exploraremos em seguida.

Abaixo pode comprar o preço médio do metro quadrado imobiliário nos 10 cantões suíços onde é mais caro comprar casa.

Cantões SuíçosApartamentos - Preço médio do m2Moradias - Preço médio do m2
Zug15 685 CHF16 260 CHF
Genebra13 886 CHF14 153 CHF
Zurique11 958 CHF11 174 CHF
Grisons11 665 CHF8 684 CHF
Uri11 348 CHF7 567 CHF
Nidwalden11 277 CHF11 751 CHF
Schwyz11 143 CHF11 594 CHF
Basileia-Cidade10 801 CHF10 467 CHF
Vaud10 164 CHF9 554 CHF
Obwalden9 270 CHF9 816 CHF
Basileia-Campo9 026 CHF8 244 CHF

Para além do valor da aquisição da casa, deve também ter em conta alguns custos adicionais que poderá ter que suportar:

  • Taxa pela transferência de propriedade (aplicado sempre que uma casa muda de dono)
  • Imposto imobiliário (equivalente ao IMI português) - aplicado em mais de metade dos cantões com taxas em torno dos 0,01% - 0,3% do valor estimado da casa
  • Imposto sobre o património e rendimentos - deve incluir a sua casa na sua declaração de impostos, o que vai aumentar o imposto a pagar. Mas pode deduzir o montante gasto com as prestações bancárias de um empréstimo.
  • Eventuais custos de assessoria legal e/ou agenciamento imobiliário
É importante notar que a Suíça tem uma lei sobre o imobiliário que determina que na declaração de rendimentos dos proprietários seja incluído o valor projetado pela renda da casa, que seria pago se a casa estivesse no mercado de arrendamento. Esta lei faz com que os proprietários tenham que suportar impostos adicionais sobre o rendimento, face ao que acontece, por exemplo, em Portugal. Apesar desta lei já ter estado perto de ser abolida várias vezes, ainda continua em vigor no momento em que escrevemos.

Para além de todos os custos que terá que suportar para comprar uma casa na Suíça, as transferências internacionais para fazer face às suas despesas podem encarecer ainda mais a operação. Os serviços especializados da Wise e da Xe permitem fazer transferências internacionais de forma rápida, barata e segura:

  • Wise: taxa de câmbio comercial e descontos automáticos nas tarifas sobre as transferências de valor elevado;
  • Xe: custos competitivos, com remessas rápidas e eficientes.

Localidades baratas para comprar casa na Suíça

Por oposição a Zug, conhecida pela grande concentração de riqueza, e Genebra, sede de múltiplas organizações internacionais, existem localidades bem mais baratas na Suíça para comprar casa:

  • La Chaux-de-Fonds (cantão de Neuchâtel) - média de 4 311 CHF por metro quadrado de um apartamento
  • Comunanza Capriasca / Lugano (cantão de Ticino) - média de 4 922 CHF por metro quadrado de uma moradia
  • Staatswald Galm (cantão de Friburgo) - média de 5 812 CHF por metro quadrado de um apartamento

O facto destas localidades estarem mais afastadas dos grandes centros económicos e dos locais mais procurados da Suíça faz com que o mercado imobiliário local seja bastante mais acessível.

Fatores que afetam os preços das casas?

A Suíça é um dos países mais caros do mundo para se viver, devido ao elevado nível de vida local combinado com o facto de ser um país montanhoso - o que diminui as áreas com potencial de habitabilidade.

Como vimos anteriormente, existem diferenças consideráveis nos preços entre regiões. Mas também entre zonas urbanas e rurais dentro do mesmo cantão - com as áreas rurais a apresentarem preços mais estáveis e acessíveis.

A tipologia da casa a comprar também afeta o preço da mesma, como é natural. Para além disso, as taxas de juro têm quase sempre um grande impacto no mercado imobiliário: taxas baixas são mais atrativas para os compradores, mas por outro lado podem inflacionar o mercado; enquanto taxas de juro mais altas acabam por afastar bastantes compradores, podendo manter o preço das casas mais estável, ainda que o custo global acabe por ser mais alto para quem recorre a empréstimo bancário.

Os custos permanentes de comprar uma casa na Suíça

Para além do imposto sobre o património e rendimento, do imposto imobiliário (aplicado nalguns cantões) e das prestações do empréstimo, mencionados anteriormente, comprar uma casa implica outros custos recorrentes:

  • Custos de manutenção e reparação
  • Obras de melhoria
  • Condomínio (quando aplicável)
  • Contas da luz, água e aquecimento

É boa ideia comprar uma casa como investimento na Suíça?

A aquisição imobiliária num país estável e altamente desenvolvido como a Suíça tende a ser um bom investimento, devido ao potencial da valorização da maioria das casas no país.

No entanto, existem sempre alguns riscos que deve ter em conta. Para começar, a tendência de valorização das casas suíças, no passado, não é garantia de valorização futura - ainda que a atratividade do país para viver e trabalhar, juntamente com a escassez relativa de casas, tornem essa valorização mais provável.

Deve também ter em conta as restrições à compra de casa na Suíça por estrangeiros: como vimos anteriormente, se não residir no país, as opções serão bem mais limitadas. Para além disso, o custo elevado das casas no país faz com que o mercado imobiliário suíço seja um investimento exequível apenas para pessoas com rendimentos ou patrimónios consideráveis.

Vantagens e desvantagens de comprar casa na Suíça

Vantagens de comprar casa na SuíçaDesvantagens de comprar casa na Suíça
  • Investimento relativamente seguro

  • Dedução fiscal dos custos do eventual empréstimo

  • Deixa de ter custos de arrendamento

  • Possibilidade de personalizar a casa sem grandes restrições

  • Impostos 

  • Custos de manutenção

  • Restrições impostas a estrangeiros

  • Valores elevados das casas e requisitos para empréstimos

Um dos principais desafios de comprar casa na Suíça, assumindo que tem a capacidade financeira para isso, prende-se com a altura certa para o fazer. O mercado imobiliário é afetado por inúmeros fatores económicos e legais, incluindo as taxas de juro, crescimento económico do país e legislação que acaba por ter impacto direto ou indireto no mercado.

Assim, encontrar o momento ótimo para entrar no mercado é praticamente impossível de fazer: resta-lhe analisar tendência e aconselhar-se da melhor maneira possível, antes de tomar uma decisão que poderá impactar de forma decisiva a sua vida financeira.

Faça transferências internacionais com a Wise

-Envie dinheiro para mais de 160 países

-Taxas a partir de 0,68%

-Taxa de câmbio comercial sem margem

É melhor arrendar ou comprar casa na Suíça?

Tudo vai depender dos seus planos de curto e longo prazo, bem como da sua capacidade financeira. Como vimos anteriormente, comprar casa tem várias vantagens, incluindo não ter que pagar renda, mas também alguns riscos

Por outro lado, ao arrendar uma casa não terá que pagar custos de obras e manutenção, nem impostos imobiliários ou sobre a propriedade. Dependendo da casa e do senhorio, também poderá ter parte das contas incluídas na renda. Ainda assim, as rendas pagas são dinheiro “perdido”, segundo uma certa perspetiva - no sentido em que não contribuem para se tornar dono da casa a longo prazo, como aconteceria se estivesse a pagar um empréstimo de habitação.

Como é que o mercado imobiliário na Suíça?

O mercado imobiliário suíço tem estado em crescimento praticamente ininterrupto ao longo dos últimos 25 anos. Entre o final de 2022 e o final de 2024 o preço médio das casas suíças valorizou 8,9%.

A relativa escassez de casas, juntamente com os elevados rendimentos médios de quem vive no país, faz com que o crescimento do preço médio das casas suíças continue sem dar mostras de abrandamento.

Financiar a compra de uma casa na Suíça

Recorrer a um empréstimo de habitação na Suíça implica avançar com 20% do montante da casa, uma vez que geralmente os bancos financiam, no máximo, 80% do valor da propriedade. Assim, deve começar por calcular a sua capacidade para suportar o depósito da casa, para depois perceber se conseguirá pagar a prestação bancária associada.

Uma das formas mais comuns de aceder a um empréstimo de habitação é usar a própria casa como garantia - ou seja, em caso de incumprimento, o banco assume a posse da habitação. De qualquer forma, também é possível apresentar outro tipo de garantias, que serão depois avaliadas pelo banco.

Ao antecipar os encargos do seu empréstimo tenha em conta as deduções fiscais que poderá fazer em função da sua prestação. E esteja também atento aos incentivos oferecidos por alguns cantões suíços a quem se quer tornar proprietário dentro dos seus territórios.

Com a Wise poderá transferir dinheiro de Portugal para a Suíça de forma eficaz e transparente - minimizando os custos financeiros de toda a operação devido às tarifas baixas e taxa de câmbio comercial.

Imposto imobiliário na Suíça

Na Suíça, o imposto sobre o imobiliário - equivalente ao IMI português - aplica-se apenas nalguns cantões suíços (um pouco mais de metade dos cantões recorrem a este imposto).

O imposto é calculado em função do valor estimado da propriedade e oscila entre 0,01% e 0,3%.

Dicas para comprar casa como estrangeiro na Suíça

Para comprar uma casa como estrangeiro precisará de uma autorização ou licença das autoridades locais - a não ser que tenha nacionalidade de um país membro da UE ou da EFTA ou visto de tipo C (C permit).

As condições para conseguir uma autorização para comprar casa como estrangeiro dependem do cantão e do tipo de propriedade. Geralmente, estas autorizações têm a validade de três anos. Caso procure uma casa de férias enfrentará restrições ainda mais elevadas, uma vez que existe um limite máximo, estipulado a nível nacional, para o número de casas de férias que podem ser compradas por estrangeiros.

Sobretudo se não dominar a língua do cantão onde quer comprar casa nem estiver familiarizado com a cultura local, é aconselhável recorrer a aconselhamento profissional.

Como encontrar casa na Suíça?

Para encontrar casa na Suíça pode recorrer a portais online, agências imobiliárias ou jornais e outros meios de comunicação - incluindo os media especializados.

De qualquer forma, o conhecimento local é muitas vezes a melhor forma de aceder às oportunidades mais apetecíveis, ainda não listadas publicamente.

Não se esqueça de definir o seu orçamento e áreas de interesse antes de iniciar a sua pesquisa, de modo a não gastar tempo e energia a recolher informação sobre propriedades inacessíveis.

Sites imobiliários na Suíça

Estes são alguns dos sites imobiliários mais populares da Suíça:

  • Homegate
  • ImmoScout24
  • immobilier
  • RealAdvisor
  • newhome

Tenha em conta que apesar da Suíça ser um país pequeno, tem várias línguas oficiais e apresenta diferenças regionais marcadas. Por isso, alguns destes sites estão mais focados em certas zonas ou regiões do país.

Conclusão

Ao longo deste guia é possível perceber como o mercado imobiliário suíço apresenta várias características comuns a muitos países, mas também algumas particularidades importantes. Entre elas estão as restrições à compra de casa por estrangeiros, a legislação e impostos que variam consoante o cantão, e as condições exigentes para conseguir aceder a um empréstimo bancário.

A Suíça apresenta um dos custos de vida mais elevados do mundo e, naturalmente, isso faz-se sentir no preço das suas casas. Assim, deve ter ficado claro como as casas na Suíça são bastante caras e, por isso, inacessíveis à maioria - sobretudo para quem não trabalha no país, não beneficiando, desta maneira, dos também elevados salários locais.

Uma das formas de baixar um pouco os custos gerais a que estará sujeito é recorrer a um operador especializado em transferências internacionais, como a Wise ou a Xe, que lhe permitem enviar dinheiro entre diferentes países de forma rápida, barata e segura.

Envie dinheiro com a WiseConheça a Xe

Perguntas frequentes - Comprar casa na Suíça

Os portugueses podem comprar casa na Suíça?

Sim, desde que tenham residência oficial no país. Caso contrário, terão que submeter um pedido às autoridades locais.

Qual o valor do depósito para comprar casa na Suíça?

Para aceder a um empréstimo bancário, geralmente os bancos exigem 20% de entrada, financiando até 80% do valor do imóvel.

A Suíça é um bom país para comprar casa?

O mercado imobiliário suíço tem estado em constante valorização durante praticamente todo o século XXI, por isso, desse ponto de vista, pode ser considerado um bom investimento.

Que tipos de propriedades estão disponíveis para estrangeiros na Suíça?

As casas para primeira habitação oferecem mais possibilidades de compra por parte de estrangeiros - uma vez que existem várias restrições sobre a aquisição de casas de férias por parte de estrangeiro no país.

Que passos é que os estrangeiros devem seguir no processo de compra de um imóvel na Suíça?

Submeter um pedido para autorização de compra, reunir condições de financiamento, fazer uma proposta e oficializar a transação.