Comprar casa na Noruega: Guia completo 2025

Ivo Borges
Darini Rocha
Revisora
Atualizado
25 de março de 2025

O elevado nível de vida e as paisagens deslumbrantes da Noruega atraem muita gente, mas se quer dar o passo seguinte e comprar uma casa no país, convém estar muito bem informado sobre a realidade imobiliária local.

Neste guia completo vamos explicar-lhe quais são os requisitos para comprar casa na Noruega, quais são os impostos associados, que tipo de opções de financiamento tem à sua disposição e quais as particularidades deste mercado imobiliário - entre muitas outras informações relevantes que vão tornar a sua procura de casa muito mais fácil.

Também lhe vamos apresentar soluções para reduzir os custos financeiros e os prazos prolongados da sua compra internacional, com operadores especializados como a Wise e a Xe, que lhe podem oferecer transferências internacionais rápidas, baratas e seguras.

Conheça a WiseConheça a Xe

Os estrangeiros podem comprar casa na Noruega?

Sim, no geral não existe qualquer impedimento a que os estrangeiros detenham casas ou outro tipo de propriedades na Noruega. Mesmo os estrangeiro que não residem no país podem comprar casa na Noruega.

O processo de compra de casa poderá ser um pouco mais fácil para cidadãos da União Europeia - sobretudo se envolver a mudança de residência para a Noruega - uma vez que o bloco europeu e a Noruega têm vários tratados e acordos em vigor que agilizam as suas relações.

Dada a relativa igualdade de tratamento no acesso a casas entre noruegueses e estrangeiros, não existem programas especiais para incentivar a aquisição imobiliária por parte de cidadãos de outros países.

Quais são os requisitos para comprar uma casa na Noruega?

Para oficializar a compra de uma casa na Noruega deverá reunir os seguintes documentos:

  • Documentos de identificação do vendedor e do comprador
  • Contrato de compra e venda
  • Documento bancário que confirme o pagamento acordado
  • Certificado que atesta que a casa pertence ao vendedor
  • Documento que confirme que a propriedade não tem dívidas associadas ou processos legais em curso

Deverá também ser feita a alteração de proprietário nos registos imobiliários oficiais da Noruega.

Caso recorra a financiamento bancário, terá por norma que avançar com pelo menos 10% do valor da casa do seu próprio bolso - mas nalguns casos é possível ter financiamento a 100% de um banco, quando se trata da compra da primeira casa.

Não tem que ter residência no país nem ter uma nacionalidade específica para conseguir comprar casa na Noruega.

Faça transferências internacionais com a Wise

-Envie dinheiro para mais de 160 países

-Taxas a partir de 0,68%

-Taxa de câmbio comercial sem margem

Como comprar uma casa na Noruega: passo a passo

  1. Pesquisa e análise de mercado. Antes de mais é importante conhecer o mercado, perceber o intervalo de preços do tipo de casa que pretende e como estes variam ao longo das diferentes regiões, localidades e bairros. Deve também entender as suas opções de financiamento e antecipar os encargos que elas implicam.
  2. Selecionar casas para visita. Depois de conhecer o mercado e definir o seu orçamento, pode começar a selecionar casas de interesse e a marcar visitas. Prepare-se antes das visitas para não se esquecer de nenhum ponto ou questão crítica.
  3. Fazer proposta. Quando encontrar uma casa que reúna as condições pretendidas, pode fazer uma proposta, depois de assegurar financiamento para aquisição. Deve especificar de forma detalhada as condições da sua proposta, que tem valor vinculativo.
  4. Contrato de compra e venda. Assim que uma das suas propostas for aceite, há que assinar um contrato de compra e venda, que defina os moldes da transação, incluindo prazos, pagamentos e data para a alteração de proprietário.
  5. Transferência de propriedade. No dia acordado para a transferência da casa para o novo dono, vendedor e comprador devem-se encontrar para uma análise final à propriedade. É nesta altura que deve sinalizar caso algo não esteja dentro das condições acordadas.

Na Noruega, apesar dos agentes imobiliários serem geralmente contratados pelo vendedor, eles têm a obrigação legal de providenciar toda a informação relevante tanto ao comprador como ao vendedor - de forma imparcial.

As inspeções feitas a uma casa durante o processo de venda obedecem a regras próprias na Noruega. Caso não notifique o vendedor de possíveis falhas face àquilo que tinha sido estipulado, nesta fase, pode perder o direito a obter uma compensação mais tarde.

Outra particularidade do mercado imobiliário norueguês é o período para fazer propostas, que muitas vezes é de apenas um dia - e logo no dia seguinte à visita à casa. As propostas de compra de casa são vinculativas na Noruega. Por isso, se esta for aceite, já não poderá recuar. Por outro lado, também é possível que a sua proposta seja recusada, mas que ainda tenha oportunidade de negociar e subir a sua oferta - prepare-se sempre da melhor forma para uma possível negociação.

A compra de casa é, para a maioria das pessoas, a aquisição mais cara que fazem ao longo da vida e, na Noruega, estes valores podem ser particularmente elevados. Caso precise de converter euros em coroas norueguesas para suportar parte ou a totalidade do custo da sua nova propriedade, a Wise oferece-lhe a taxa de câmbio comercial e tarifas de conversão baixas e transparentes.

Faça uma simulação com a Wise

Quanto custa comprar casa na Noruega?

O metro quadrado na Noruega custa em média 72 719 NOK no centro das cidades e 49 158 NOK em zonas suburbanas (cerca de 6266 EUR e 4236 EUR, respetivamente, ao câmbio comercial do momento em que escrevemos). Mas estes valor podem variar drasticamente entre diferentes regiões e cidades (das 26 mil coroas norueguesas até às 110 mil, em média, por metro quadrado). Por isso, a tabela abaixo - com o custo médio nas cidades norueguesas mais populosas - vai ajudá-lo a perceber melhor as diferentes realidades locais.

CidadePreço médio por m2 (centro)Preço médio por m2 (subúrbios)
Oslo103 000 NOK78 389 NOK
Bergen62 245 NOK40 714 NOK
Stavanger61 667 NOK42 049 NOK
Sandnes42 000 NOK35 000 NOK

Dados coletados no Numbeo. Data: 13/03/2025

Para além do valor casa, deve ter em conta também os restantes encargos potenciais:

  • Imposto de selo de 2,5% - devido no registo do imóvel, mas existe uma isenção para casas compradas no modelo cooperativo (mais sobre isto mais abaixo - na secção dedicada às particularidades do mercado imobiliário norueguês);
  • Custos com intermediários - o custo do agenciamento imobiliário é, por norma, suportado pelo vendedor, mas ainda assim pode recorrer a um advogado ou a um especialista no mercado para o auxiliar no processo de compra;
  • Entrada do empréstimo - se recorrer a um empréstimo habitação deve antecipar os custos da entrada e restantes despesas financeiras associadas.

Para além do valor das casas e impostos, as tarifas das transferências internacionais e as taxas de câmbio desfavoráveis inflacionam ainda mais as despesas de comprar casa na Noruega. Para evitar estes custos excessivos pode recorrer à Wise ou a Xe, que oferecem transações internacionais baratas, rápidas e seguras:

  • Wise - aplica a taxa de câmbio comercial e pode oferecer descontos em transferências de grande valor;
  • Xe - oferece remessas rápidas e competitivas.
Envie dinheiro com a WiseConheça a Xe

Lugares mais baratos para comprar casa na Noruega

As regiões mais baratas para comprar casa na Noruega situam-se quase sempre nas zonas mais remotas do país, nomeadamente Møre og Romsdal, Innlandet e Nordland.

Deve ter em conta que estas zonas mais baratas têm também menor quantidade de serviços e acessos, transportes públicos, empregos e atividades culturais - para além de o obrigarem muitas vezes a lidar com um clima ainda mais adverso do que aquele que marca as zonas mais a sul do país.

Fatores que afetam os preços das casas

Como vimos anteriormente, a localização é decididamente um dos fatores mais relevantes para determinar os preços do mercado imobiliário. Também a tipologia da casa, áreas exteriores, acessos e serviços, bem como as próprias condições de mercado influenciam o preço das casas na Noruega.

Custos recorrentes de comprar uma casa na Noruega

Para além dos custos fixos, deve sempre calcular aquelas que vão ser as suas despesas recorrentes com uma casa:

  • Imposto imobiliário. Equivalente ao IMI português, é determinado a nível municipal
  • Custos financeiros. Prestação do seu empréstimo habitação, juntamente com os juros (quando aplicável);
  • Despesas de água, saneamento e energia.
  • Despesas do condomínio. Aplicável apenas no caso de apartamento ou residências em zonas de acesso restrito.
  • Manutenção e reparações. Tenha em conta que, mais cedo ou mais tarde, a sua casa vai precisar de reparações e melhorias, devido ao desgaste acumulado ao longo do tempo.

Envie dinheiro com a Xe:

- Envie dinheiro para + 190 países

- Pague com cartão ou transferências

- Entrega em até 24 horas

É boa ideia comprar casa como um investimento na Noruega?

De forma geral, comprar uma casa na Noruega pode ser considerado um bom investimento no longo prazo - apesar de ter também riscos significativos.

Sendo a Noruega um país estável, com um mercado imobiliário transparente e uma economia sólida, existem boas razões para acreditar no potencial de valorização das casas do país. Dito isto, é sempre importante realçar que é impossível prever o futuro e que a probabilidade de um investimento no imobiliário norueguês dar retorno é mais provável no longo prazo.

Deve também ter em conta que uma casa é um ativo que nem sempre permite uma transação rápida, sobretudo se o objetivo é obter uma rentabilidade positiva - retirando assim flexibilidade ao seu património financeiro.

Caso pretenda investir na Noruega com poupanças acumuladas em euros, deve recorrer a um operador especializado, como a Wise, que permite enviar transferências de elevado valor para a Noruega à taxa de câmbio comercial, além de possibilitar a abertura de um saldo em NOK.

📲 Veja também nosso guia completo: Como enviar dinheiro com a Wise

Vantagens e desvantagens de comprar uma casa na Noruega

VantagensDesvantagens

✅ Mercado transparente e com historial de valorização


✅ País estável e com elevado nível de vida


✅ Abertura a investidores internacionais

❌ Custo elevado


❌ Impostos consideráveis


❌ Obrigações sobre as casas em modelo cooperativo

Devo arrendar ou comprar uma casa na Noruega?

Não existe uma resposta aplicável a todos os casos, uma vez que esta é uma decisão muito pessoal e que deverá assentar muito também nos seus planos de curto e longo prazo.

Se pretende manter a sua flexibilidade e não tem a certeza de que o seu futuro passa pela Noruega, arrendar tende a ser a opção mais aconselhável, já que mantém todas as opções em aberto sem ter que assumir despesas de longo prazo.

Por outro lado, se tem intenções de ficar no país por vários anos, é provável que consiga comprar uma casa e pagar a prestação ao banco por um valor inferior àquele que seria um arrendamento equivalente. Para além disso, a casa torna-se um ativo seu no futuro e, mesmo que precise de vender, num horizonte de longo prazo tem melhores hipóteses de conseguir sair com algum rendimento positivo da compra e venda.

Como funciona o mercado imobiliário norueguês?

O mercado imobiliário norueguês é um mercado, no geral, bastante aberto ao investimento estrangeiro. As casas norueguesas também têm valorizado de forma significativa recentemente e vários analistas prevêem que a tendência se mantenha.

Sendo a Noruega um país estável, o mercado imobiliário local é afectado sobretudo pelos ciclos económicos, taxas de juro e regulamentação específica sobre as casas.

Umas das principais particularidades das casas na Noruega é a existência de casas em modelo de cooperativa - tal como acontece noutros países da Escandinávia. Neste modelo a compra de casa está isenta do imposto de 2,5% no momento da aquisição, mas existe uma série de obrigações que incluem a partilha das despesas comuns. Nas casas em modelo cooperativo as despesas comuns podem incluir o aquecimento, por exemplo, não se cingindo às despesas das áreas comuns do prédio, como acontece em Portugal. Deve também ter em atenção que tecnicamente, quando compra uma casa em modelo cooperativo está a comprar uma participação nessa cooperativa e não a casa em si.

Financiar a compra de casa na Noruega

Na Noruega os empréstimos à habitação tradicionais financiam até 90% do valor do imóvel. No entanto, no caso da compra da primeira casa é possível obter financiamento a 100%. Vários bancos oferecem melhores taxas de juro e menores obrigações quanto ao valor de entrada para os compradores da sua primeira casa.

As pessoas com dificuldade de financiamento no sistema bancário tradicional podem ainda recorrer a um programa estatal, em que as câmaras municipais participam no financiamento dos seus habitantes que são excluídos dos empréstimos tradicionais.

Pode fazer a transferência do valor da entrada da casa em euros para a coroa norueguesa com provedores de transferência internacional de dinheiro, como a Wise, que permite enviar dinheiro de Portugal para a Noruega com tarifas baixas, de forma segura e fazendo a conversão à taxa de câmbio comercial.

Faça uma simulação com a Wise

Impostos imobiliários na Noruega

Existem dois impostos imobiliários particularmente importantes na Noruega:

  • Imposto de selo de 2,5% - pago no momento da compra, quando o novo proprietário é introduzido nos registos oficiais (equivalente ao IMT português)
  • Imposto sobre a propriedade - definido pelos municípios e com um limite máximo de 0,4%. Este imposto é pago anualmente à grande maioria dos municípios noruegueses, apesar de nem todos o aplicarem.

Dicas para estrangeiros comprarem na Noruega

Como referido anteriormente, os estrangeiros podem comprar casa sem grandes restrições na Noruega - ainda para mais sendo um cidadão da União Europeia, que mantém relações estreitas com a Noruega. De qualquer forma, é preciso ter em conta que mesmo não existindo restrições significativas pelo facto de ser estrangeiro, vários municípios impõem limitações ao tipo de transações imobiliárias que é possível fazer. Nalguns casos é obrigatório usar a casa que se vai comprar como residência fixa (sobretudo em zonas mais turísticas) ou cultivar o terreno associado (nalgumas zonas rurais ou agrícolas).

Tratando-se de um país que, à partida, não conhece bem e com leis e processos burocráticos próprios, pode ser boa ideia recorrer a ajuda profissional especializada para comprar uma casa como estrangeiro na Noruega.

Deve também ter em conta que o financiamento bancário pode ser mais difícil como estrangeiro, sendo que pode também considerar opções para empréstimos internacionais.

Como encontrar uma casa na Noruega

Apesar de também ser possível recorrer aos classificados dos jornais para encontrar uma casa, a pesquisa digital tende a ser mais eficaz na Noruega. Essa pesquisa pode ser feita através de portais especializados ou das agências imobiliárias.

Quando estiver a navegar nesses sites é importante ter em conta as diferentes localizações e tipologias de casa: ordenar as casas por preço, por exemplo, sem filtrar para uma zona específica pode levar a fazer uma análise desajustada do mercado.

Se tiver amigos ou conhecidos que vivam, ou tenham vivido, na Noruega, também pode (e deve!) recorrer a eles, já que as melhores oportunidades são muitas vezes obtidas através deste tipo de redes de contactos.

Sites imobiliários

Os sites imobiliários mais importantes da Noruega não estão disponíveis em inglês, mas pode recorrer a um tradutor automático - como o do Google Chrome - para poder entender melhor os anúncios.

Na Noruega há um portal que se destaca dos demais, contendo o maior número de anúncios imobiliários do país:

  • Finn.no - este portal de classificados inclui casas, mas também carros, mobiliário e muito mais.

Depois pode recorrer também às agências imobiliárias, sendo estas algumas das maiores da Noruega:

  • DND Eiendom
  • Eiendomsmegler1
  • Privatmegleren
  • Krogsveen

Conclusão

Comprar uma casa na Noruega não é um processo particularmente difícil para os estrangeiros a nível legal - mas isto não quer dizer que não surjam obstáculos sob a forma de burocracia e regras desconhecidas para quem não está habituado à cultura local.

O mercado imobiliário norueguês é sólido, com regras transparentes e processos bem definidos. Desta forma, se quiser avançar para a sua casa no país e estiver bem informado ou assessorado terá boas hipóteses de sucesso.

Tenha em conta que fazer uma compra de elevado valor no estrangeiro pode ter custos elevados ao nível do câmbio e tarifas associadas. Deve considerar operadores especializados em transferências internacionais como a Wise e a Xe para aceder a uma taxa de câmbio competitiva e fazer a sua transação de forma rápida, segura e barata.

Envie dinheiro com a WiseConheça a Xe

Perguntas frequentes - Comprar casa na Noruega

Os portugueses podem comprar casa na Noruega?

Sim, os portugueses podem comprar casa na Noruega sem nenhuma restrição especial. O mercado imobiliário norueguês é bastante aberto ao investimento estrangeiro.

Qual o valor de entrada que tenho de dar para comprar casa na Noruega?

Por norma é preciso avançar com pelo menos 10% do valor da casa, mas na compra da primeira casa é possível obter financiamento a 100% e não ter de dar nenhuma entrada com fundos próprios.

A Noruega é um bom país para comprar casa?

De forma geral, sim. A Noruega é um país estável e altamente desenvolvido, com elevado nível de vida e leis imobiliárias transparentes.

Que tipos de propriedades estão disponíveis para estrangeiros na Noruega?

É possível comprar praticamente qualquer tipo de propriedade como estrangeiro, não existindo diferenças significativas entre noruegueses e cidadãos de outros países no acesso à habitação.

Que passos os estrangeiros devem seguir no processo de compra de um imóvel na Noruega?

Comece por estudar o mercado e conhecer a realidade local, incluindo o processo de negociação, que tem algumas particularidades na Noruega. Caso não fale a língua nem conheça bem o país, pode ser útil ter a ajuda de um especialista.

Recomendações gerais: As informações neste site são de natureza geral. Não consideramos suas necessidades ou circunstâncias específicas. Recomendamos que consulte um advogado Noroeguês ou consultor jurídico para fornecer assistência ao comprar uma casa na Noruega.