Conta Empresarial da Wise: o review 2022

A Wise é uma empresa tecnológica global focada em construir a melhor forma de movimentar dinheiro além-fronteiras em todo o mundo. Fundada em 2011, a Wise tem mais de 10 milhões de clientes e movimenta mais de 80 mil milhões de euros anualmente. Os clientes da empresa incluem consumidores finais, freelancers, pequenas empresas e grandes corporações como a Google Pay e a Xero.

Com Wise para empresas, pode enviar e receber dinheiro em Portugal e no estrangeiro, fazer pagamentos únicos ou em lote, e gerir o seu saldo em várias moedas.

Com uma conta empresarial da Wise, é possível adicionar utilizadores e gerir os seus níveis de acesso, ligar a conta a plataformas de contabilidade para reconciliação bancária e automatização dos seus processo de pagamento  

Nesta análise à conta empresarial da Wise, partilhamos consigo tudo o que precisa de saber para o ajudar a decidir se é a conta certa para o seu negócio.

Saiba mais sobre a Wise

Wise: Principais características

  • Conta digital multimoeda com 53 moedas diferentes

  • Detalhes bancários de vários países

  • Transações internacionais simplificadas

  • Taxa de câmbio comercial na conversão de moeda

  • Pagamentos em lote

  • Múltiplas integrações e automatizações com a API da Wise

Vantagens

  • Cobertura global: dezenas de países e +50 moedas diferentes

  • Transferências internacionais baratas

  • Possibilidade de receber pagamentos em vários países como uma empresa local 

  • API aberta para automatizar pagamentos e outras operações

    Desvantagens

  • A Wise não tem balcões físicos

  • Não inclui transferências SEPA gratuitas

  • Serviços de crédito e cheques indisponíveis

  • Impossibilidade de fazer depósitos em numerário

Resumo

A conta Wise empresarial pode ser muito vantajosa para empresas que tenham clientes, colaboradores ou fornecedores no estrangeiro. Não inclui alguns dos serviços frequentemente disponibilizados pelos bancos tradicionais, mas é altamente competitiva nas transações internacionais.

Ir para Wise

O que é a Conta Empresarial da Wise?

A Conta Empresarial da Wise é uma conta internacional que permite às empresas portuguesas gerir o seu saldo em mais de 50 moedas diferentes. 

Também se diferencia pelas suas transferências internacionais baratas e pelos detalhes bancários de múltiplos países que possibilitam a receção de pagamentos de clientes estrangeiros como se fosse uma empresa local. As conversões de moeda são sempre feitas à taxa de câmbio comercial.

É possível integrar a conta com múltiplas plataformas através da API aberta da Wise.

Pagamentos empresariais através da Wise

A Wise permite enviar dinheiro para dezenas de países, por norma a um custo bastante mais reduzido e de forma mais rápida que os bancos tradicionais. Uma das razões para as transferências da Wise serem tão competitivas é o facto da empresa aplicar sempre a taxa de câmbio comercial, enquando muitos bancos e operadores aplicam uma margem de lucro sobre esta taxa. 

São mais de 80 os países para onde é possível transferir dinheiro com a Wise. Para além de grande parte dos países europeus, também pode fazer transferências empresariais para as principais economias do mundo como os Estados Unidos, a China, o Japão, a Índia ou o Brasil, entre muitos outros.

Uma das vantagens da Wise é que o beneficiário da transferência não precisa de ter uma conta Wise para receber o dinheiro: o dinheiro é enviado diretamente para a sua conta bancária.

Há mais que uma forma de enviar dinheiro para pessoas ou empresas: o método mais eficaz é inserir os dados bancários do beneficiário. Mas também pode fazer a transferência apenas com o email do titular da conta. Se ele tiver uma conta Wise registada, o sistema vai encontrar a conta para proceder à transferência. Caso não existe nenhuma conta associado ao endereço de email, será enviada uma mensagem a solicitar os seus dados bancários.

O dinheiro pode ser enviado com base num valor da moeda de origem ou na moeda de destinho. Ou seja, pode escolher enviar, por exemplo, 1000 €, aos quais serão descontados a tarifa de transferência; ou então definir o valor que quer que seja recebido na conta de destino e o sistema calcula automaticamente o montante de que vai precisar na moeda de origem. Este sistema também se aplica a transferências entre a mesma moeda, de uma conta em euros para outra conta em euros, ou dólares para dólares, por exemplo.

Descubra a conta Wise

Pagamentos em lote 

A ferramenta para fazer transferências em massa, ou pagamentos em lote, é disponibilizada automaticamente em todas as contas empresariais. Só tem de entrar na conta e  depois clicar em:

  1. Enviar dinheiro

  2. Transferências em lote

É possível fazer até 1000 transferências de uma vez, com um único ficheiro em formato csv. E não há limite para o número de ficheiro que pode subir para a sua conta, sendo que um único ficheiro pode conter várias transferências em moedas diferentes.

Não exitem custos adicionais por usar a ferramenta dos pagamentos em lote.

A API da Wise

A Wise tem uma API aberta e poderosa que permite integrar e conectar diversas ferramentas. Com estas integrações pode automatizar processos, centralizar informação e otimizar fluxos de trabalho.

Entre as automatizações possíveis, destacam-se a gestão dos detalhes de beneficiários de transferências, os pagamentos automáticos, o controlo de informação e a reconciliação bancária.

Usar a API não implica o pagamento de qualquer taxa pela implementação ou integração de ferramentas externas.

Conta e o cartão multimoeda da Wise

A conta multimoeda da Wise permite guardar e converter o seu saldo em mais de 50 moedas diferentes, incluindo euros, dólares americanos e libras esterlinas. Com esta conta pode também enviar, gastar e receber dinheiro em todas estas moedas.

Outra das grandes vantagens desta conta é a possibilidade de receber pagamentos em vários países como se fosse um local. Todas as contas vêm com detalhes bancários da zona Euro, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Singapura, Romênia e Hungria. Desta forma pode fazer transações com qualquer um destes países, sem custos de conversão ou tarifas extra, como se tivesse uma conta local.

É possível associar a conta a diferentes operadores de pagamentos, como a Stripe ou a Adyen, mas também marketplaces como a Amazon, com o benefício de poder receber os pagamentos pelas suas vendas em diferentes mercados diretamente, sem necessidade de pagar tarifas de conversão. 

Também pode gerir o risco cambial com a conta multimoeda, procedendo a operações de conversão sempre que lhe parecer mais oportuno.

Abra a sua conta multimoeda Wise

Gestão de utilizadores e permissões na conta empresarial

A conta empresarial da Wise permite adicionar várias pessoas a uma só conta, com níveis de acesso diferentes. 

Existem cinco níveis de permissão: Visualizador, Empregado, Preparador, Pagador e Administrador.

As permissões de um Visualizador são as seguintes:

  • Ver todos os movimentos de conta

  • Aceder e fazer download de extratos

  • Fazer download de recibos

  • Gerir a página bancária do software de contabilidade 

  • Contactar o apoio ao cliente em nome da empresa

Já um Empregado pode ter o seu próprio cartão de débito, mas sem possibilidade de aceder aos detalhes da conta.

Os Preparadores têm o mesmo nível de acesso de um Visualizador, mas com a funcionalidade acrescida de poderem configurar pagamentos - pendentes até à aprovação de um Administrador.

Os Pagadores têm acesso a todas as funcionalidades dos Visualizadores e ainda podem:

  • Gerir e efetuar pagamentos

  • Gerir o software de contabilidade conectado à conta

  • Converter o saldo em diferentes moedas

Finalmente, os administradores têm o nível máximo de acesso, podendo fazer todas as operações reservadas aos titulares de conta.

Um administrador de conta pode mudar o nível de acesso ou excluir outros utilizadores a qualquer momento, com a exceção de si próprio ou do titular de conta.

Reconciliação bancária

A conta empresarial da Wise pode ser integrada com diferentes programas de contabilidade para sincronização automática, nomeadamente com o Xero, o QuickBooks e o FreeAgente.

Estas integrações podem poupar bastante tempo à equipa de controlo financeiro e responsáveis da empresa, já que automatizam o processo de reconciliação bancária, que deixa de ter que ser feito manualmente.

Como funcionam as transferências da Wise?

A Wise, antiga TransferWise, criou a sua própria rede global de pagamentos e esse é um dos fatores chave para conseguir oferecer melhores preços e transferências mais rápidas do que a maioria dos operadores e bancos tradicionais. 

A esmagadora maioria dos bancos e operadores equiparados recorre à rede SWIFT para enviar dinheiro de uma país para outro, no caso de um dos países estar fora do espaço SEPA, que só inclui países europeus. E recorrer à rede SWIFT implica taxas e intermediários adicionais, para além das comissões do próprio banco ou operador, o que acaba por encarecer e atrasar a transferência.

Ao desenvolver um sistema inovador e independente para movimentar dinheiro entre diferentes países, a Wise não tem que pagar taxas SWIFT, que por sua vez não são passadas aos seus clientes. A rede de pagamentos da Wise inclui milhares de contas bancárias espalhadas pelo mundo.

Para além desta rede própria de pagamentos, a Wise tem um política de transparência abrangente, que permite simular os custos de todas as transferências e saber exatamente quanto se vai pagar por uma transferência e qual a quantia que vai ser recebida no destino.

A Wise é segura para empresas?

Sim, a Wise é regulada pelo Banco Nacional da Bélgica para operar no Espaço Económico Europeu e é escrutinada pelas autoridades financeiras de todas as regiões onde opera. Incluindo a Financial Conduct Authority no Reino Unido e a Financial Crimes Enforcement Network nos Estados Unidos.

Para além de seguir as regras das autoridades financeiras de múltiplos países, a Wise tem uma equipa anti-fraude a trabalhar 24/7 e promove auditorias regulares aos seus procedimentos de segurança, levadas a cabo por entidades externas e independentes. 

Milhares de empresas em todo o mundo usam os serviços da Wise, desde freelancers e pequenas empresas até grandes corporações com operações globais. 

Apesar da Wise não ser um banco, tem um nível de segurança equiparado a um banco.

Descubra os benefícios da Wise

As taxas da conta empresarial da Wise

A conta empresarial da Wise requer uma tarifa de pagamento único para a abertura de conta inicial e para poder aceder aos detalhes bancários internacionais.

O pagamentos desta tarifa de 21€ vai permitir à sua empresa aceder a detalhes bancários dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, entre outros países, para poder receber transferências como se fosse uma empresa local com conta nestas regiões.

Não existe qualquer taxa de manutenção na conta empresarial da Wise. Apenas paga pelas transferências e operações de câmbio, sem mensalidades fixas obrigatórias.

As taxas da Wise

A Wise tem uma estrutura de custos simplificada para fazer transferências, baseada em duas componentes:

  • Taxa fixa: cobre os custos operacionais fixos e é definida em função das moedas incluídas na operação. Enviar dinheiro de EUR para USD implica uma tarifa de 0,44 EUR, enquanto para uma transferência de EUR para GBP a tarifa é de 0,46 EUR;

  • Taxa variável: cobre os custos da conversão e varia conforme o método de pagamento, a moeda de destino e o valor da transferência.  A taxa variável para enviar EUR para uma conta em USD é de 0,5%, equanto que para enviar EUR para GBP a taxa variável é de 0,47%.

A qualquer momento pode simular uma transferência para saber antecipadamente qual o custo da operação. Este custo é sempre mostrado pela Wise na sua totalidade.

Simulámos uma transferência de 1000 EUR com destino a contas de diferentes países e respetivas moedas: reais brasileiros, francos suíços, libras esterlinas, ienes japoneses e dólares americanos. Consulta na tabela abaixo os custos detalhados da Wise para estas transferências:

MoedaTaxa variávelTaxa fixaTaxa total
BRL12,86 EUR1,10 EUR13,96 EUR
CHF 5,07 EUR0,53 EUR5,60 EUR
GBP 4,68 EUR0,46 EUR5,14 EUR
JPY 5,46 EUR1,64 EUR7,10 EUR
USD 4,97 EUR0,44 EUR5,41 EUR

Simulação efetuada a 9 de agosto de 2022

Taxa de câmbio da Wise

A Wise recorre sempre à taxa de câmbio comercial em todas as suas operações de conversão de moeda. Esta abordagem é um grande fator diferenciador face à maioria dos outros operadores, que por norma incorporam uma margem de lucro sobre a taxa de câmbio comercial, o que acaba por ser um custo escondido nas operações internacionais.

Assim, equanto que a regra geral é uma taxa de câmbio desfavorável face à taxa de câmbio comercial, a Wise usa sempre a própria taxa de câmbio de comercial, sem qualquer margem aplicada: a mesma que pode consultar no Google ou num site de informação financeira a qualquer momento. 

Pagamentos empresariais de alto valor com a Wise

As transferências e pagamentos de alto valor são totalmente suportados pela conta empresarial da Wise. 

Os limites de envio variam conforme a moeda, sendo que para enviar euros o limite é de 6 milhões de euros por transferência (pode contactar a equipa de suporte caso necessite de fazer uma transferência superior). Quem não tem uma conta Wise pode enviar até 1,2 milhões de euros.

A taxa variável baixa progressivamente, de acordo com o valor enviado. Sempre que ao longo de um mês enviar mais de 100 mil libras, ou equivalente, tem direito a este desconto. O desconto aumenta quanto maiores forem as quantias a transferir.

As transferências de elevado valor podem requerer que submeta documentos e informação adicional. Vai-lhe ser pedido que confirme a sua identidade com a foto de um documento de identificação e comprovativo de morada, algo que pode fazer antecipadamente. A Wise tem uma equipa dedicada a este tipo de transferências, que o poderá auxiliar durante o processo.

Quanto tempo demoram as transferências da Wise?

Não existe um prazo que englobe todas as transferências, mas por norma as transferências da Wise são bastante rápidas: 40% das transferências processadas pela Wise são instantâneas e recebidas em menos de 20 segundos; 80% são entregues em menos de 24 horas.

Há vários fatores que podem influenciar a rapidez das suas transferências, nomeadamente as moedas selecionadas, o método de pagamento e os montantes envolvidos na operação. 

Antes de confirmar uma transferência é-lhe mostrada uma estimativa do tempo de entrega. Depois da transferência ser confirmada pode sempre acompanhar o seu estado e saber em onde está o seu dinheiro. No entanto, esta ferramenta de acompanhamento acaba por ser irrelevante para a fatia considerável de transferências que são entregues instantaneamente.

Como usar a Wise para empresas

Recorrer aos serviços da Wise para o seu negócio é simples e intuitivo. 

Pode fazer uma transferência rapidamente seguindo estes passos:

  1. Escolha como quer pagar a transferência (a partir do saldo da conta ou de um método de pagamento associado);

  2. Defina quanto vai enviar ou quanto pretende que seja recebido na conta de destino;

  3. Insira os detalhes bancários do beneficiário e confirme que está tudo correto;

  4. Confirme a transferência;

  5. A sua transferência está agora a caminho do destino.

Enviar dinheiro com a Wise

Métodos de pagamento das transferências

Em Portugal é possível pagar as transferências da Wise pelos seguintes métodos:

  • Transferência bancária

  • Cartão de débito ou crédito

  • Google Pay

  • Saldo da sua conta Wise

A transferência bancária é geralmente a forma mais barata de financiar uma transferência e também a mais popular.

Métodos de receção das transferências

A maioria das transferências da Wise são enviadas diretamente para a conta bancária do beneficiário, sem que este tenha que ter uma conta Wise. No entanto, existem outros métodos de receção disponíveis, dependendo do país de destino.

Como criar uma conta empresarial com a Wise

O processo de abertura de conta empresarial é bastante simples e pode ser completado em alguns minutos online. Só tem que esperar pela verificação de segurança da Wise para começar a movimentar dinheiro.

Para abrir uma conta empresarial siga estes passos:

  1. Visite o site da Wise e clique em “Empresa” na barra superior ou descarregue a aplicação; 

  2. Clique em “Criar conta”;

  3. Siga as indicações do sistema e insira a informação pedida sobre si e a sua empresa;

  4. Aguarde pela verificação de segurança;

  5. A conta empresarial está pronta a ser usada.

Quais os documentos de que vou precisar?

Os documentos necessários para abrir uma conta Wise podem variar, mas a empresa comunica-lhe sempre de forma clara aquilo de que vai precisar.

Geralmente a documentação requerida para abrir uma conta pessoal, que pode usar para o seu negócio se estiver no regime de contabilidade simplificada, são o cartão de cidadão ou o passaporte e um comprovativo de morada. 

Para abrir uma conta empresarial deverá ter que fornecer os dados dos gestores do negócio e sócios que detenham pelo menos 25% da empresa: nomes, datas de nascimento e país de residência.

É possível abandonar o processo de abertura e retomá-lo mais tarde, sem qualquer problema.

Quanto tempo demora o processo de verificação?

Depende de vários fatores, mas muitas contas são verificadas no próprio dia ou mesmo de forma instantânea.

Abra agora a sua conta Wise

Os limites das transferências da Wise

Os limites dos montantes que pode enviar com a Wise, antiga TransferWise, variam conforme a moeda. Pode sempre contactar o suporte da empresa se precisar de transferir quantias superior ao lime pré-estabelecido.

O limite dos envios em euros é de 6 milhões de euros se tiver uma conta Wise (1,2 milhões de euros para quem não tem conta criada).

Consulte na tabela abaixo os limites de envio para algumas das moedas mais transacionadas a nível global:

MoedaLimite máximo
Dólar americano (USD)1,6 milhões de dólares
Euro (EUR)6 milhões de euros
Franco suíço (CHF)1,3 milhões de francos
Iene japonês (JPY)1 milhão de ienes
Libra esterlina (GBP)5 milhões de libras

Moedas suportadas

A conta multimoeda da Wise permite guardar e converter 53 moedas e enviar dinheiro para 80 países.

A empresa atualiza regularmente as moedas e países com os quais trabalha, por isso deve verificar este link para consultar a informação sobre as moedas suportadas mais atualizada.

Conclusão

As tarifas baratas e transparentes para transferências internacionais, juntamente com a possibilidade de guardar e converter mais de 50 moedas à taxa de câmbio comercial, tornam a conta empresarial da Wise uma opção especialmente atrativa para empresas que têm colaboradores, fornecedores, clientes ou parceiros no estrangeiro.

O facto da conta vir com detalhes bancários de vários países, incluindo de algumas das principais economias mundiais como os Estados Unidos ou o Reino Unido, pode ser uma grande vantagem para clientes que operem além-fronteiras ou tenha a expansão internacional como objetivo. 

A inexistência de taxas de manutenção também é uma característica diferenciadora desta conta, ao mesmo tempo que a tornam uma opção apetecível e fácil de implementar para empresas de qualquer dimensão. 

Ir para a Wise

FAQ

Quanto é que custa a conta empresarial da Wise?

O Wise tem taxas muito baixas, e você pode ver as taxas usando sua calculadora. No geral, as taxas variam de acordo com o tipo de transferência, o valor transferido, a moeda envolvida e o destino da transferência. Não existem taxas de manutenção na conta Wise Business : as empresas só pagam pelos serviços que usam, de forma competitiva e transparente.

Quanto tempo demora uma transferência da Wise?

A maioria das transferências é entregue em 24 horas e 40% dessas mesmas transferências chega ao destino em menos de 20 segundos.

A Wise é segura?

Sim, a Wise é regulada pelo Banco Nacional da Bélgica para operar no Espaço Económico Europeu e pelas autoridades financeiras de todos os países onde atua.

Como são as taxas de câmbio da Wise?

A Wise recorre sempre à taxa de câmbio comercial, sem qualquer margem de lucro adicionada ou tarifas ocultas.

A Wise tem uma aplicação para smartphones?

Sim, a Wise tem uma aplicação disponível para dispositivos Android e iOS.

Como é que a Wise funciona?

A Wise permite fazer transferências internacionais e abrir uma conta multimoeda através do site e aplicação, sempre à taxa de câmbio comercial. É possível enviar dinheiro para 80 países, para além de guardar e converter mais de 50 moedas.

Quantas moedas é que são suportadas pela Wise?

A Wise suporta 53 moedas e esse número é atualizado regularmente.

Aviso importante: As informações contidas neste site são apenas de natureza geral. Não têm em consideração as tuas necessidades ou circunstâncias específicas. Deves analisar a tua situação pessoal e as tuas exigências antes de tomares qualquer decisão financeira. Comparamos os serviços de câmbio e as transferência em dinheiro em mais de 200 países e territórios no mundo inteiro. Só mostramos as empresas de boa reputação que pesquisámos e aprovámos.

Por Lucia Martin
Atualizado em 1 de setembro de 2022