Como solicitar o cartão Wise em Portugal
O cartão da Wise é um cartão de débito internacional que pode ter múltiplas vantagens, sobretudo para quem faz transações internacionais com frequência. Este cartão está associado à conta multimoeda da Wise e não implica qualquer taxa internacional desde que tenha saldo disponível na moeda pretendida - para os pagamentos que fizer no estrangeiro.
Neste guia vamos apresentar-lhe o passo a passo detalhado para solicitar o seu cartão Wise, ao mesmo tempo que lhe explicamos, os custos, funcionalidades e vantagens deste cartão.
Consulte abaixo as várias secções deste guia completo:
Como solicitar o cartão Wise: passo a passo
Antes de pedir o seu cartão Wise, deve abrir uma conta multimoeda da Wise online: o cartão Wise ficará depois associado à conta multimoeda, permitindo-lhe fazer pagamentos e levantamentos em todo o mundo.
Logo que a conta fique ativa, poderá fazer pagamentos com o cartão virtual da Wise, enquanto aguarda a entrega do cartão físico, na morada indicada. Os dados do cartão físico também ficarão disponíveis no momento em que solicitar o envio, para compras online ou com carteira digital.
Depois de abrir a sua conta multimoeda gratuitamente, pode pedir o seu cartão físico, seguindo estes passos:
Entre na sua conta Wise, através do site ou aplicação;
Clique no separador “Cartões” e depois em “Solicitar um cartão novo”;
Escolha o cartão físico (a Wise poderá ter que verificar a sua conta, pedindo que submeta alguns documentos adicionais, caso ainda não o tenha feito);
Indique a morada de entrega;
Confirme o pedido do cartão, pagando a tarifa de entrega de 7 EUR.
Leia também: Como abrir uma conta Wise.
Como ativar o seu cartão Wise
Depois de receber o seu cartão Wise na morada indicada, o cartão estará imediatamente pronto a executar pagamentos e levantamentos.
Para ativar as transações contactless, deve fazer um pagamento com o chip do cartão, associado ao respetivo código pessoal. Caso o pagamento seja recusado, dirija-se a uma caixa automática para fazer um levantamento ou consulta de saldo - o que deverá resolver o problema.
Posso obter um cartão Wise em Portugal?
Sim, os cartões da Wise estão disponíveis em Portugal continental e ilhas, para todos os utilizadores que façam a verificação da sua conta. O cartão internacional da Wise pode ser usado em mais de 160 países.
Para além de Portugal e restante Espaço Económico Europeu, o cartão da Wise está também disponível para os utilizadores do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Malásia, Singapura, Japão, Austrália, Nova Zelândia, entre outros países.
Vale a pena pedir um cartão Wise?
O cartão da Wise é um cartão de débito internacional e, como tal, pode ser uma excelente opção se viajar ou fizer transações internacionais com alguma frequência.
Este cartão permite-lhe fazer todos os seus pagamentos no estrangeiro à taxa de câmbio comercial. Para além disso, como pode guardar e converter o seu saldo em +40 moedas, vai poder otimizar as suas conversões de moeda, que se tornarão mais baratas, convenientes e transparentes. Terá ainda acesso a 200 EUR / mês de levantamentos internacionais gratuitos.
Vantagens do cartão Wise |
---|
✅ Transações internacionais sempre à taxa de câmbio comercial; ✅ Sem anuidade nem custos de manutenção; ✅ 200 EUR / mês de levantamentos internacionais gratuitos; ✅ Taxa competitiva de 1,75%+0,50 EUR por levantamento depois de esgotar o plafond mensal gratuito; ✅ Associado a conta multimoeda onde pode guardar e converter + 40 moedas. |
Custos e taxas do cartão Wise
O cartão Wise não tem qualquer anuidade ou custo de manutenção - no momento em que pede o cartão pagará apenas uma taxa única de entrega de 7 EUR.
Consulte na tabela abaixo as taxas e custos para utilizar o cartão Wise.
Taxa de entrega | 7 EUR |
Anuidade | Gratuita |
2 levantamentos mensais | Gratuito (até os 200 EUR) |
A partir dos 3 levantamentos mensais | 1,75% + 0,50 EUR sobre o valor que exceder os 200 EUR neste mês |
Substituir cartão expirado | Gratuito |
2ª via do cartão físico | 4 EUR |
Cartões virtuais | Gratuitos |
Para além de não ter qualquer custo fixo, uma das grandes vantagens do cartão Wise é o seu plafond mensal para levantamentos internacionais gratuitos: pode levantar até 200 EUR / mês em Portugal ou no estrangeiro, sem qualquer custo. Depois disso aplica-se uma taxa de 1,75% + 0,50 EUR, bastante mais competitiva que a da maioria dos bancos.
No que toca aos pagamentos internacionais, a Wise aplica sempre a taxa de câmbio comercial. Nos casos em que tenha saldo disponível na moeda de pagamento, não haverá qualquer custo - se não tiver saldo na moeda requerida, a Wise vai recorrer à sua tecnologia de conversão inteligente para determinar qual a moeda disponível mais vantajosa para completar a transação.
Quanto tempo demora o cartão Wise a ser entregue?
O cartão Wise demora até 14 dias úteis para ser entregue em Portugal. No momento em que pedir o seu cartão poderá ver uma estimativa da data de entrega.
Caso tenha urgência em receber o cartão pode solicitar um envio expresso, que faz com que o cartão seja entregue em 2 dias úteis. A tarifa para o envio expresso depende da morada de entrega e será comunicada quando fizer o pedido.
Como levantar dinheiro com o cartão Wise em Portugal?
Pode levantar o dinheiro com o cartão Wise em Portugal da mesma forma que com qualquer outro cartão de débito ou crédito:
Insira o seu cartão numa caixa automática;
Digite o código e escolha a opção “Levantamentos”;
Escolha o montante que quer levantar;
Confirme a operação;
Retire o dinheiro e o cartão.
Como levantar dinheiro com o cartão Wise no estrangeiro?
Como o cartão Wise é um cartão de débito internacional, o procedimento para levantar dinheiro, bem como as taxas aplicáveis, são iguais em qualquer parte do mundo. Deve inserir o seu cartão, juntamente com o código, escolher o montante do levantamento e confirmar a operação.
Sempre que o levantamento implica uma conversão de moeda, é aconselhável optar sempre por definir o montante a levantar na moeda local - caso contrário será a caixa automática a fazer a conversão, frequentemente com taxas desfavoráveis. Como a Wise aplica sempre a taxa de câmbio comercial às suas conversões, fica mais barato recorrer à taxa da Wise do que a taxa das caixas automáticas, que por norma inclui uma margem de lucro.
Como é que o cartão Wise funciona em Portugal?
O cartão Wise é um cartão de débito que pode ser usado para pagamentos (físicos e digitais) e levantamentos, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Pode começar a usar o cartão a partir do momento em que o recebe na morada indicada, tendo também a opção de o adicionar a uma carteira digital. O plafond de levantamentos gratuitos aplica-se da mesma forma aos levantamentos em Portugal ou noutros países: pode levantar até 200 EUR / mês, de forma gratuita, independentemente do sítio onde está.
Se não tiver saldo disponível em euros, na sua conta Wise multimoeda, e quiser fazer um pagamento em Portugal, a Wise vai converter a moeda disponível com o custo mais baixo para completar a transação.
Como substituir ou cancelar o cartão Wise
Pode substituir ou congelar o seu cartão, em qualquer momento, a partir do site ou aplicação da Wise:
Entre na sua conta Wise, através do site ou aplicação;
Clique no separador “Cartões”;
Selecione o cartão que quer congelar ou substituir (o cartão físico ou um dos cartões virtuais);
Clique em “Congelar cartão” para o bloquear automaticamente / Clique “Substituir cartão” para receber um cartão de substituição (só aplicável aos cartões físicos).
No caso do cartão que vai substituir ainda estar válido, aplica-se uma tarifa de 4 EUR para obter o seu cartão de substituição. No momento em que selecionar esta opção vai poder consultar o tempo estimado de entrega.
O cartão Wise é seguro?
Sim, a Wise é regulada por múltiplos supervisores financeiros, em várias partes do mundo, que dão uma garantia adicional sobre os esforços de segurança da Wise e do seu cartão. No Espaço Económico Europeu, a Wise é regulada pelo Banco Nacional da Bélgica, que por sua vez está sob a alçada do Banco Central Europeu.
Se perder o seu cartão Wise ou se este for roubado, pode bloqueá-lo imediatamente através do site ou app da Wise - também pode pedir, desde logo, um novo cartão se estiver seguro de que já não vai recuperar o antigo.
Através da conta Wise, pode também gerir os limites diários e mensais do cartão para pagamentos e levantamentos. E ainda ativar e desativar as múltiplas formas de pagamento disponíveis, incluindo pagamentos contactless, por banda magnética ou por chip.
Como obter um cartão virtual Wise
Um cartão virtual é um cartão que não tem existência física, podendo ser usado para fazer pagamentos digitais, online e em lojas físicas, de forma mais segura.
Para criar um cartão virtual Wise, basta seguir estes passos:
Entrar na sua conta Wise e clicar no separador “Cartões”;
Escolher a opção “Cartão digital”;
Clicar no botão “Crie o seu cartão digital”;
Numa conta Wise pode gerir até 3 cartões virtuais em simultâneo, que pode congelar, descongelar e eliminar quando quiser, de forma intuitiva.
Como ativar o seu cartão virtual
Depois de criar um cartão virtual Wise, ele fica automaticamente apto a ser usado.
Caso queira desbloquear um cartão virtual que congelou anteriormente, basta selecionar o respetivo cartão e clicar em “Descongelar cartão”.
Como adicionar o cartão ao Google Pay ou Apple Pay
Para adicionar um cartão Wise a uma carteira digital, deve entrar na sua conta Wise através da aplicação. Depois de selecionar a secção “Cartões”, deve clicar no cartão em causa e depois no botão “Adicionar ao Google Pay / Adicionar ao Apple Pay”, que vai surgir por baixo no cartão, esteja a usar um smartphone Android ou iOS.
Conclusão: solicitar cartão Wise
Pedir um cartão Wise é um processo simples e intuitivo, que pode ser feito em poucos minutos por qualquer pessoa que viva em Portugal e tenha uma conta Wise verificada. O cartão destaca-se por não ter custos fixos e permitir fazer transações internacionais de forma barata e transparente.
Para beneficiar das tarifas baixas e taxa de câmbio comercial, aplicadas pela Wise, tanto pode recorrer ao cartão físico como aos cartões virtuais - disponíveis para transações digitais seguras.
O cartão da Wise funciona de forma similar a qualquer outro cartão de débito, com a vantagem de poder ser usado dentro e fora de Portugal sempre com as mesmas taxas competitivas.
Como solicitar o cartão Wise - Perguntas frequentes
Basta criar uma conta Wise gratuitamente e depois solicitar o cartão, através do site ou aplicação, indicando a morada onde o pretende receber e pagando a taxa de entrega de 7 EUR.
Sim, o cartão Wise está disponível tanto para residentes em Portugal continental como nas ilhas.
Pode associar um cartão físico e até 3 cartões virtuais a uma conta multimoeda da Wise. O cartão físico tem uma taxa de entrega de 7 EUR.
O cartão de débito da Wise tem uma taxa de entrega de 7 EUR, mas não implica o pagamento de qualquer anuidade ou custo de manutenção.
O cartão Wise está pronto a ser utilizado a partir do momento que é entregue. Para ativar os pagamentos contactless, basta fazer uma operação com chip e código associado.
Sim, desde que seja um cartão de substituição. As entregas internacionais só são suportadas se já tiver recebido e ativado anteriormente um cartão dentro da União Europeia.