Como solicitar o cartão Wise em Portugal

Ivo Borges
Darini Rocha
Revisora
Atualizado
13 de junho de 2024

O cartão da Wise é um cartão de débito internacional que pode ter múltiplas vantagens, sobretudo para quem faz transações internacionais com frequência. Este cartão está associado à conta multimoeda da Wise e não implica qualquer taxa internacional desde que tenha saldo disponível na moeda pretendida - para os pagamentos que fizer no estrangeiro.

Neste guia vamos apresentar-lhe o passo a passo detalhado para solicitar o seu cartão Wise, ao mesmo tempo que lhe explicamos, os custos, funcionalidades e vantagens deste cartão.

Saiba mais sobre a Wise

Consulte abaixo as várias secções deste guia completo:

Como solicitar o cartão Wise: passo a passo 

Antes de pedir o seu cartão Wise, deve abrir uma conta multimoeda da Wise online: o cartão Wise ficará depois associado à conta multimoeda, permitindo-lhe fazer pagamentos e levantamentos em todo o mundo.

Logo que a conta fique ativa, poderá fazer pagamentos com o cartão virtual da Wise, enquanto aguarda a entrega do cartão físico, na morada indicada. Os dados do cartão físico também ficarão disponíveis no momento em que solicitar o envio, para compras online ou com carteira digital.

Depois de abrir a sua conta multimoeda gratuitamente, pode pedir o seu cartão físico, seguindo estes passos:

  1. Entre na sua conta Wise, através do site ou aplicação;

  2. Clique no separador “Cartões” e depois em “Solicitar um cartão novo”;

  3. Escolha o cartão físico (a Wise poderá ter que verificar a sua conta, pedindo que submeta alguns documentos adicionais, caso ainda não o tenha feito);

  4. Indique a morada de entrega;

  5. Confirme o pedido do cartão, pagando a tarifa de entrega de 7 EUR.

    Leia também: Como abrir uma conta Wise.

Como ativar o seu cartão Wise

Depois de receber o seu cartão Wise na morada indicada, o cartão estará imediatamente pronto a executar pagamentos e levantamentos.

Para ativar as transações contactless, deve fazer um pagamento com o chip do cartão, associado ao respetivo código pessoal. Caso o pagamento seja recusado, dirija-se a uma caixa automática para fazer um levantamento ou consulta de saldo - o que deverá resolver o problema.

Abra a sua conta Wise!

Posso obter um cartão Wise em Portugal?

Sim, os cartões da Wise estão disponíveis em Portugal continental e ilhas, para todos os utilizadores que façam a verificação da sua conta. O cartão internacional da Wise pode ser usado em mais de 160 países.

Para além de Portugal e restante Espaço Económico Europeu, o cartão da Wise está também disponível para os utilizadores do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Malásia, Singapura, Japão, Austrália, Nova Zelândia, entre outros países.

📲 Leia também o nosso guia completo: O cartão Wise é um cartão de débito ou de crédito?

Vale a pena pedir um cartão Wise?

O cartão da Wise é um cartão de débito internacional e, como tal, pode ser uma excelente opção se viajar ou fizer transações internacionais com alguma frequência.

Este cartão permite-lhe fazer todos os seus pagamentos no estrangeiro à taxa de câmbio comercial. Para além disso, como pode guardar e converter o seu saldo em +40 moedas, vai  poder otimizar as suas conversões de moeda, que se tornarão mais baratas, convenientes e transparentes. Terá ainda acesso a 200 EUR / mês de levantamentos internacionais gratuitos.

Vantagens do cartão Wise

✅ Transações internacionais sempre à taxa de câmbio comercial;


✅ Sem anuidade nem custos de manutenção;


✅ 200 EUR / mês de levantamentos internacionais gratuitos;


✅ Taxa competitiva de 1,75%+0,50 EUR por levantamento depois de esgotar o plafond mensal gratuito;


✅ Associado a conta multimoeda onde pode guardar e converter + 40 moedas.


Solicite o seu cartão Wise

Custos e taxas do cartão Wise

O cartão Wise não tem qualquer anuidade ou custo de manutenção - no momento em que pede o cartão pagará apenas uma taxa única de entrega de 7 EUR.

Consulte na tabela abaixo as taxas e custos para utilizar o cartão Wise.

Taxa de entrega7 EUR
AnuidadeGratuita
2 levantamentos mensaisGratuito (até os 200 EUR)
A partir dos 3 levantamentos mensais1,75% + 0,50 EUR sobre o valor que exceder os 200 EUR neste mês
Substituir cartão expiradoGratuito
2ª via do cartão físico4 EUR
Cartões virtuaisGratuitos

Para além de não ter qualquer custo fixo, uma das grandes vantagens do cartão Wise é o seu plafond mensal para levantamentos internacionais gratuitos: pode levantar até 200 EUR / mês em Portugal ou no estrangeiro, sem qualquer custo. Depois disso aplica-se uma taxa de 1,75% + 0,50 EUR, bastante mais competitiva que a da maioria dos bancos.

No que toca aos pagamentos internacionais, a Wise aplica sempre a taxa de câmbio comercial. Nos casos em que tenha saldo disponível na moeda de pagamento, não haverá qualquer custo - se não tiver saldo na moeda requerida, a Wise vai recorrer à sua tecnologia de conversão inteligente para determinar qual a moeda disponível mais vantajosa para completar a transação.

Descubra mais sobre os custos da Wise no nosso guia sobre as taxas Wise

Quanto tempo demora o cartão Wise a ser entregue?

O cartão Wise demora até 14 dias úteis para ser entregue em Portugal. No momento em que pedir o seu cartão poderá ver uma estimativa da data de entrega.

Caso tenha urgência em receber o cartão pode solicitar um envio expresso, que faz com que o cartão seja entregue em 2 dias úteis. A tarifa para o envio expresso depende da morada de entrega e será comunicada quando fizer o pedido.

Solicite o seu cartão Wise

Como levantar dinheiro com o cartão Wise em Portugal?

Pode levantar o dinheiro com o cartão Wise em Portugal da mesma forma que com qualquer outro cartão de débito ou crédito:

  1. Insira o seu cartão numa caixa automática;

  2. Digite o código e escolha a opção “Levantamentos”;

  3. Escolha o montante que quer levantar;

  4. Confirme a operação;

  5. Retire o dinheiro e o cartão.

Como levantar dinheiro com o cartão Wise no estrangeiro?

Como o cartão Wise é um cartão de débito internacional, o procedimento para levantar dinheiro, bem como as taxas aplicáveis, são iguais em qualquer parte do mundo. Deve inserir o seu cartão, juntamente com o código, escolher o montante do levantamento e confirmar a operação.

Sempre que o levantamento implica uma conversão de moeda, é aconselhável optar sempre por definir o montante a levantar na moeda local - caso contrário será a caixa automática a fazer a conversão, frequentemente com taxas desfavoráveis. Como a Wise aplica sempre a taxa de câmbio comercial às suas conversões, fica mais barato recorrer à taxa da Wise do que a taxa das caixas automáticas, que por norma inclui uma margem de lucro.

Gerencie o seu dinheiro com a Wise

Como é que o cartão Wise funciona em Portugal?

O cartão Wise é um cartão de débito que pode ser usado para pagamentos (físicos e digitais) e levantamentos, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Pode começar a usar o cartão a partir do momento em que o recebe na morada indicada, tendo também a opção de o adicionar a uma carteira digital. O plafond de levantamentos gratuitos aplica-se da mesma forma aos levantamentos em Portugal ou noutros países: pode levantar até 200 EUR / mês, de forma gratuita, independentemente do sítio onde está.

Se não tiver saldo disponível em euros, na sua conta Wise multimoeda, e quiser fazer um pagamento em Portugal, a Wise vai converter a moeda disponível com o custo mais baixo para completar a transação.

Como substituir ou cancelar o cartão Wise

Pode substituir ou congelar o seu cartão, em qualquer momento, a partir do site ou aplicação da Wise:

  1. Entre na sua conta Wise, através do site ou aplicação;

  2. Clique no separador “Cartões”;

  3. Selecione o cartão que quer congelar ou substituir (o cartão físico ou um dos cartões virtuais);

  4. Clique em “Congelar cartão” para o bloquear automaticamente / Clique “Substituir cartão” para receber um cartão de substituição (só aplicável aos cartões físicos).

No caso do cartão que vai substituir ainda estar válido, aplica-se uma tarifa de 4 EUR para obter o seu cartão de substituição. No momento em que selecionar esta opção vai poder consultar o tempo estimado de entrega.

O cartão Wise é seguro?

Sim, a Wise é regulada por múltiplos supervisores financeiros, em várias partes do mundo, que dão uma garantia adicional sobre os esforços de segurança da Wise e do seu cartão. No Espaço Económico Europeu, a Wise é regulada pelo Banco Nacional da Bélgica, que por sua vez está sob a alçada do Banco Central Europeu.

Se perder o seu cartão Wise ou se este for roubado, pode bloqueá-lo imediatamente através do site ou app da Wise - também pode pedir, desde logo, um novo cartão se estiver seguro de que já não vai recuperar o antigo.

Através da conta Wise, pode também gerir os limites diários e mensais do cartão para pagamentos e levantamentos. E ainda ativar e desativar as múltiplas formas de pagamento disponíveis, incluindo pagamentos contactless, por banda magnética ou por chip.

Saiba mais sobre a Wise

Como obter um cartão virtual Wise

Um cartão virtual é um cartão que não tem existência física, podendo ser usado para fazer pagamentos digitais, online e em lojas físicas, de forma mais segura.

Para criar um cartão virtual Wise, basta seguir estes passos:

  1. Entrar na sua conta Wise e clicar no separador “Cartões”;

  2. Escolher a opção “Cartão digital”;

  3. Clicar no botão “Crie o seu cartão digital”;

Numa conta Wise pode gerir até 3 cartões virtuais em simultâneo, que pode congelar, descongelar e eliminar quando quiser, de forma intuitiva.

Como ativar o seu cartão virtual

Depois de criar um cartão virtual Wise, ele fica automaticamente apto a ser usado.

Caso queira desbloquear um cartão virtual que congelou anteriormente, basta selecionar o respetivo cartão e clicar em “Descongelar cartão”.

Como adicionar o cartão ao Google Pay ou Apple Pay

Para adicionar um cartão Wise a uma carteira digital, deve entrar na sua conta Wise através da aplicação. Depois de selecionar a secção “Cartões”, deve clicar no cartão em causa e depois no botão “Adicionar ao Google Pay / Adicionar ao Apple Pay”, que vai surgir por baixo no cartão, esteja a usar um smartphone Android ou iOS.

Solicite o seu cartão Wise

Conclusão: solicitar cartão Wise

Pedir um cartão Wise é um processo simples e intuitivo, que pode ser feito em poucos minutos por qualquer pessoa que viva em Portugal e tenha uma conta Wise verificada. O cartão destaca-se por não ter custos fixos e permitir fazer transações internacionais de forma barata e transparente.

Para beneficiar das tarifas baixas e taxa de câmbio comercial, aplicadas pela Wise, tanto pode recorrer ao cartão físico como aos cartões virtuais - disponíveis para transações digitais seguras.

O cartão da Wise funciona de forma similar a qualquer outro cartão de débito, com a vantagem de poder ser usado dentro e fora de Portugal sempre com as mesmas taxas competitivas.

Abra a sua conta Wise!

Como solicitar o cartão Wise - Perguntas frequentes

Como posso pedir um cartão de débito Wise?

Basta criar uma conta Wise gratuitamente e depois solicitar o cartão, através do site ou aplicação, indicando a morada onde o pretende receber e pagando a taxa de entrega de 7 EUR.

Posso obter um cartão Wise em Portugal?

Sim, o cartão Wise está disponível tanto para residentes em Portugal continental como nas ilhas.

A Wise oferece um cartão?

Pode associar um cartão físico e até 3 cartões virtuais a uma conta multimoeda da Wise. O cartão físico tem uma taxa de entrega de 7 EUR.

O cartão Wise é gratuito?

O cartão de débito da Wise tem uma taxa de entrega de 7 EUR, mas não implica o pagamento de qualquer anuidade ou custo de manutenção.

Como ativo o meu cartão Wise?

O cartão Wise está pronto a ser utilizado a partir do momento que é entregue. Para ativar os pagamentos contactless, basta fazer uma operação com chip e código associado.

Posso receber um cartão Wise enquanto estou a viajar no estrangeiro?

Sim, desde que seja um cartão de substituição. As entregas internacionais só são suportadas se já tiver recebido e ativado anteriormente um cartão dentro da União Europeia.